O motor é considerado o coração do carro e, por isso, ele precisa de atenção especial. Um dos erros mais comuns que o detonam é, justamente, usar o produto errado. Então, nesse post, vamos mostrar qual óleo de motor você precisa usar no seu carro.
Ao longo dos anos, a tecnologia automotiva fez com que os motores passassem por uma evolução e sofressem alterações. Seja para atender as necessidades de performance ou para se adequar às normas ambientais, os carros de hoje são muito distintos do passado e pedem maiores cuidados.
Por isso, entendendo que cada motor tem uma necessidade específica, desenvolvemos diferentes lubrificantes para atender a todos os tipos.
A viscosidade é a principal característica do óleo de motor e ela possui diversos graus. Para entender mais sobre ela, você pode ler o nosso post que explica o que é a viscosidade do óleo. Mas, para contextualizar, viscosidade é a resistência que o líquido tem para fluir, ou seja, a resistência ou velocidade que o óleo circula dentro do motor. Quanto maior a viscosidade, maior a resistência e mais tempo para fluir.
Mas, em que isso impacta na escolha do óleo?
Um óleo de viscosidade alta tem maior resistência para fluir, portanto demora mais tempo para circular dentro do motor, o que aumenta consumo de combustível, já que exige mais energia para fazê-lo circular. Em contrapartida, a película ou filme lubrificante é maior, o que gera maior proteção aos componentes.
E o contrário também é verdade. Um óleo de baixa viscosidade tem mais fluidez, portanto demora menos tempo para circular dentro do motor, principalmente na partida a frio. Sendo assim, ele economiza mais combustível já que o motor gasta menos esforço para se movimentar. Mas, ao contrário do exemplo anterior, a baixa viscosidade produz uma película ou filme lubrificante menor, gerando menor proteção se comparado ao caso acima.
Então, como escolher?
A viscosidade recomendada para cada carro é definida pelo fabricante, de acordo com o projeto do motor (ou transmissão, diferencial, etc.). E ela leva em consideração muitos fatores e cálculos, por isso, sempre recomendamos que você confira o Manual do Proprietário antes de fazer a compra do óleo. Também pode acessar o nosso Guia de Aplicação para pesquisar o produto indicado para o seu modelo.
Dito isso, agora vamos apresentar a você os óleos de motor desenvolvidos por nós para atender a todos os tipos de carro.
Todos os produtos da linhas 2100 e 4100 utilizam a nossa tecnologia Technosynthese, baseada em uma combinação de óleos básicos premium e um pacote de aditivos que é capaz de proporcionar alto desempenho do lubrificante. Assim, essa tecnologia garante um maior desempenho do óleo.
Eles atendem a motores que pedem as viscosidades 10W30, 10W40, 15W40 e 15W50, tanto para uso urbano, na estrada e fora dela. Geralmente, carros um pouco mais antigos exigem essas normas, mas, alguns modelos atuais também o indicam. Além disso, são adequados a todos os tipos de combustíveis: gasolina, etanol, diesel, GNV e flex. Conheça os produtos:
A 8100 é uma linha premium que atende a todos os tipos de carros para uma performance melhor, além de proteger o motor e ter maior durabilidade, aumentando o intervalo de troca e gerando economia com manutenção periódica. Todos os produtos dessa linha são 100% sintéticos e superam as mais exigentes normas dos fabricantes.
Ou seja, eles são capazes de suportar melhor as condições severas de uso, proporcionar alta proteção contra o desgaste, maior poder de limpeza e durabilidade do motor, bem como, economia de combustível. Conheça os 8100:
Se você é um colecionador, saiba que também pensamos em você e, por isso, trouxemos uma linha exclusiva para carros clássicos: a linha Classic.
Os modelos colecionáveis possuem motores um pouco diferentes dos veículos atuais porque a tecnologia da época era diferente. Eles não usavam as mesmas técnicas de produção atuais, então as folgas e tolerâncias eram maiores. Por isso, os motores eram desenvolvidos para trabalhar em conjunto com óleos de viscosidade mais alta, preenchendo de maneira correta tais folgas. Por esse motivo, usar um óleo de baixa viscosidade em motores antigos, na maioria das vezes, não é uma boa ideia.
Pensando nisso, criamos a linha Classic que atende às exigências de cada carro. Ela conta com óleos de motor monoviscosos minerais, de poder detergente baixo, até semissintéticos multiviscosos, com poder médio de detergência, para clássicos mais modernos. Conheça os Classic:
Mas, se o seu carro for de alto desempenho, preparado, ou se simplesmente quer ser tratado com o mais avançado óleo da Motul, também temos tudo que ele precisa na linha 300V!
Essa linha representa o nosso DNA, comprova toda a nossa experiência nas pistas e está marcada na historia. Ela é uma homenagem às primeiras 300 vitórias em competições usando nossos produtos e perdura até os dias de hoje, sendo atualizada constantemente para atender as necessidades dos pilotos e montadoras.
Os produtos dessa linha foram desenvolvidos com a tecnologia ESTER Core® que traz uma série de benefícios, tais como: máxima geração de potência, menos desgaste do motor, alta durabilidade do óleo, partida facilitada e resposta rápida ao piloto. Por isso, é o melhor óleo para carros de competição. Então, conheça:
E aí, qual óleo seu carro precisa? Lembre-se, para confirmar, leia o Manual do Proprietário ou acesse o nosso Guia de Aplicação. Também disponível em aplicativo na App Store e Play Store. Então, baixe agora e nunca mais fique na dúvida!