Dicas e Tutoriais

Dicas e Tutoriais

8 dicas para economizar combustível

Motul
| Publicado em: 18/03/2021

Em tempos de crise econômica, precisamos buscar maneiras criativas de economizar. Você, condutor, tem sido impactado diretamente com a alta nos preços dos combustíveis. Na data de publicação deste artigo, em várias regiões do país, o preço da gasolina já ultrapassa a marca dos R$5. Enquanto isso, o etanol – alternativa em veículos flex – pode ser encontrado por valores acima de R$3,80.

Para te ajudar a minimizar os impactos negativos do constante aumento nos preços, listamos 8 dicas para você economizar combustível.

1- Não acelere demais se quiser economizar combustível

Acelerar o carro de maneira agressiva, além de trazer riscos para a segurança, também é uma maneira de gastar mais combustível. O popular “pé fundo no acelerador” é um hábito de condução que, no tráfego, pode causar acidentes e exige o uso do sistema de freios com maior frequência.

Então, para evitar o gasto desnecessário, preservar o motor e extrair máximo rendimento de combustível, acelere de forma gradativa, troque as marchas respeitando a rotação de torque máximo e controle a força no pé!

2- Faça a calibragem dos pneus

Essa é uma dica que muitos conhecem, mas nem todos aplicam como deveriam. Dirigir com os pneus murchos é extremamente prejudicial para o veículo porque aumenta o atrito entre as rodas e a pista. Isso faz com que haja gasto desnecessário de combustível uma vez que exige mais força do automóvel para se mover. Tudo isso sem mencionar o risco para a segurança dos passageiros e condutores.

Para fazer a calibragem, confira as recomendações no manual do fabricante de seu veículo e faça a checagem dos níveis de pressão a cada 7 e 10 dias, com os pneus frios.

3- Use o ar-condicionado de forma inteligente para economizar combustível

Sabemos que o clima em muitas regiões do país pede o uso do ar-condicionado. Afinal de contas, ninguém merece passar calor preso no trânsito das grandes cidades.

Mas ainda assim, existem formas inteligentes de utilizar o ar-condicionado sem exigir muito consumo. Você pode, por exemplo, evitar utilizar a temperatura mais baixa.

Já em dias com clima mais ameno, opte por manter os vidros abertos em detrimento do ar-condicionado.

Por fim, uma dica valiosa para quando você estiver dirigindo na estrada, em que a velocidade média de direção é maior, é que manter os vidros fechados pode compensar o consumo do ar-condicionado, porque contribui para diminuir a resistência do ar no veículo em movimento.

4- Diminua o peso do veículo

Se você der uma olhada em seu veículo neste momento, encontrará alguma coisa que já está lá há algum tempo porque esqueceu de tirar?

Se a resposta for sim, essa dica é para você!

Muitas pessoas têm o hábito de manter dentro do carro, ou até mesmo no baú da moto, itens como:

  • Sapatos;
  • Roupas;
  • Cadernos;
  • Livros
  • Malas;
  • Guarda-chuvas;
  • e muito mais

Porém, a maioria não sabe que estão sacrificando combustível em troca da praticidade. Todo peso adicional que é transportado exige mais força do veículo, que incorre em maiores gastos de combustível.

Essa dica também vale para racks e demais aparatos que podem ser anexados aos veículos para transportar cargas adicionais, como bicicletas.

 5- Garanta que a manutenção esteja em dia

Essa dica não é segredo para ninguém. Ao menos todos deveriam saber que a prevenção exige menos gastos do que a troca de peças. Trazendo essa ideia para o assunto central do post, é preciso estar atento e realizar a manutenção de alguns elementos ligados diretamente à combustão:

  • Velas;
  • Bobinas;
  • Cabos;
  • Filtros de ar e combustível.

Também é preciso realizar o alinhamento das rodas para evitar a mesma situação que ocorre quando os pneus estão descalibrados. Mas, nesse caso, ela pode ser feita a cada 10 mil quilômetros em uso normal.

6 – Elimine vícios de direção para economizar combustível

Andar em “ponto-morto” e “descer na banguela” são expressões muito comuns que se referem ao ato de não engatar uma marcha enquanto dirige. Geralmente isso acontece em descidas, porque as pessoas acreditam que ajuda a economizar combustível, porém o inverso acontece.

Deixar o veículo desengatado fará com que o sistema de freio seja mais exigido, pois, nesse momento, ele não conta com o auxílio do freio-motor.

7- Use o GPS ou aplicativos de direção

A tecnologia nos ajuda em vários momentos do dia. Na hora de dirigir, não é diferente. Uma dica para quem precisa gastar menos combustível diariamente é usar um GPS para escolher os trajetos mais curtos e com tráfego menos intenso.

8- Abasteça em postos de confiança

Por fim, mas não menos importante, evite abastecer em postos desconhecidos. Existem lugares em que a qualidade dos combustíveis é mais baixa do que a média. Nestes, talvez os valores sejam até mais atraentes, mas, no final das contas, o custo-benefício não compensa.

Não coloque a sua segurança e a vida útil do seu veículo em risco em prol da economia. O barato pode sair mais caro!

Se você gostou dessas dicas e vai aplicá-las em sua rotina para economizar combustível, compartilhe esse post com mais pessoas. Fique de olho em nosso blog e nos acompanhe também nas redes sociais para mais novidades!

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO