Em tempos de crise econômica, precisamos buscar maneiras criativas de economizar. Você, condutor, tem sido impactado diretamente com a alta nos preços dos combustíveis. Na data de publicação deste artigo, em várias regiões do país, o preço da gasolina já ultrapassa a marca dos R$5. Enquanto isso, o etanol – alternativa em veículos flex – pode ser encontrado por valores acima de R$3,80.
Para te ajudar a minimizar os impactos negativos do constante aumento nos preços, listamos 8 dicas para você economizar combustível.
Acelerar o carro de maneira agressiva, além de trazer riscos para a segurança, também é uma maneira de gastar mais combustível. O popular “pé fundo no acelerador” é um hábito de condução que, no tráfego, pode causar acidentes e exige o uso do sistema de freios com maior frequência.
Então, para evitar o gasto desnecessário, preservar o motor e extrair máximo rendimento de combustível, acelere de forma gradativa, troque as marchas respeitando a rotação de torque máximo e controle a força no pé!
Essa é uma dica que muitos conhecem, mas nem todos aplicam como deveriam. Dirigir com os pneus murchos é extremamente prejudicial para o veículo porque aumenta o atrito entre as rodas e a pista. Isso faz com que haja gasto desnecessário de combustível uma vez que exige mais força do automóvel para se mover. Tudo isso sem mencionar o risco para a segurança dos passageiros e condutores.
Para fazer a calibragem, confira as recomendações no manual do fabricante de seu veículo e faça a checagem dos níveis de pressão a cada 7 e 10 dias, com os pneus frios.
Sabemos que o clima em muitas regiões do país pede o uso do ar-condicionado. Afinal de contas, ninguém merece passar calor preso no trânsito das grandes cidades.
Mas ainda assim, existem formas inteligentes de utilizar o ar-condicionado sem exigir muito consumo. Você pode, por exemplo, evitar utilizar a temperatura mais baixa.
Já em dias com clima mais ameno, opte por manter os vidros abertos em detrimento do ar-condicionado.
Por fim, uma dica valiosa para quando você estiver dirigindo na estrada, em que a velocidade média de direção é maior, é que manter os vidros fechados pode compensar o consumo do ar-condicionado, porque contribui para diminuir a resistência do ar no veículo em movimento.
Se você der uma olhada em seu veículo neste momento, encontrará alguma coisa que já está lá há algum tempo porque esqueceu de tirar?
Se a resposta for sim, essa dica é para você!
Muitas pessoas têm o hábito de manter dentro do carro, ou até mesmo no baú da moto, itens como:
Porém, a maioria não sabe que estão sacrificando combustível em troca da praticidade. Todo peso adicional que é transportado exige mais força do veículo, que incorre em maiores gastos de combustível.
Essa dica também vale para racks e demais aparatos que podem ser anexados aos veículos para transportar cargas adicionais, como bicicletas.
Essa dica não é segredo para ninguém. Ao menos todos deveriam saber que a prevenção exige menos gastos do que a troca de peças. Trazendo essa ideia para o assunto central do post, é preciso estar atento e realizar a manutenção de alguns elementos ligados diretamente à combustão:
Também é preciso realizar o alinhamento das rodas para evitar a mesma situação que ocorre quando os pneus estão descalibrados. Mas, nesse caso, ela pode ser feita a cada 10 mil quilômetros em uso normal.
Andar em “ponto-morto” e “descer na banguela” são expressões muito comuns que se referem ao ato de não engatar uma marcha enquanto dirige. Geralmente isso acontece em descidas, porque as pessoas acreditam que ajuda a economizar combustível, porém o inverso acontece.
Deixar o veículo desengatado fará com que o sistema de freio seja mais exigido, pois, nesse momento, ele não conta com o auxílio do freio-motor.
A tecnologia nos ajuda em vários momentos do dia. Na hora de dirigir, não é diferente. Uma dica para quem precisa gastar menos combustível diariamente é usar um GPS para escolher os trajetos mais curtos e com tráfego menos intenso.
Por fim, mas não menos importante, evite abastecer em postos desconhecidos. Existem lugares em que a qualidade dos combustíveis é mais baixa do que a média. Nestes, talvez os valores sejam até mais atraentes, mas, no final das contas, o custo-benefício não compensa.
Não coloque a sua segurança e a vida útil do seu veículo em risco em prol da economia. O barato pode sair mais caro!
Se você gostou dessas dicas e vai aplicá-las em sua rotina para economizar combustível, compartilhe esse post com mais pessoas. Fique de olho em nosso blog e nos acompanhe também nas redes sociais para mais novidades!