PERGUNTAS
FREQUENTES

Veja abaixo as dúvidas frequentes

Pesquisa

    • Quantos quilômetros posso rodar com óleo Motul?

      O intervalo de troca é definido pelo fabricante do veículo no desenvolvimento do projeto do motor, levando em consideração a qualidade do combustível, acabamento das superfícies do motor, a qualidade do filtro de óleo e outros aspectos. Os nossos lubrificantes recomendados estão aptos a cumprir o intervalo definido pelo fabricante.

    • Qual é o prazo de validade do óleo do motor?

      O óleo de motor quimicamente possui prazo de validade indeterminado desde que esteja livre do contato com a atmosfera, umidade, sol e calor. Nos nossos produtos é possível verificar essas informações na própria embalagem, na etiqueta branca. Depois de aberto a durabilidade pode variar, pois a degradação está diretamente relacionada ao armazenamento.

    • O manual do meu veículo pede um lubrificante mineral para o motor, posso colocar um óleo semissintético ou sintético?

      Nós sempre recomendamos o uso de lubrificantes com qualidade superior que o solicitado no manual. Logo, se o manual de seu veículo requer um lubrificante mineral, você pode colocar um mineral, semissintético ou sintético, desde que as normas exigidas sejam obedecidas.

    • Posso colocar óleo da Motul em veículos que estão no período de garantia do fabricante?

      Sim! Para atender um veículo em garantia o lubrificante precisa atender as especificações técnicas exigidas pelo fabricante do veículo, portanto o produto recomendado da Motul que possui a homologação do fabricante de seu veículo pode ser aplicado sem problemas.

    • Devo trocar a viscosidade do óleo devido a alta quilometragem?

      Se o motor estiver em boas condições mecânicas não apresentará problemas com o uso do lubrificante que atenda as exigências originais do fabricante. Alterar a viscosidade do óleo para compensar desgastes ou danos mecânicos não é recomendado, o ideal é realizar o reparo nas peças danificadas. Para entender melhor o que é a viscosidade leia o artigo: o que é viscosidade do óleo

    • Posso adicionar aditivo no óleo da Motul?

      Os lubrificantes da Motul já possuem a composição equilibrada entre óleo básico e o pacote de aditivos. Portanto, o lubrificante já está formulado para cumprir todas as suas funções, desde limpeza até a diminuição do atrito entre as peças. Nós não recomendamos o uso de aditivo extra para o óleo, pois utilizá-los pode prejudicar o equilíbrio químico do lubrificante e comprometer a qualidade da entrega.

    • O que significa Technosynthese®?

      Technosynthese® é uma tecnologia registrada da Motul baseada numa combinação de óleos básicos premium e um pacote de aditivos capaz de proporcionar alto desempenho do lubrificante.

    • O que é Éster?

      O Éster é um tipo de óleo sintético de excelente desempenho devido a sua alta detergência, alto índice de viscosidade e uma característica importante que é a sua polaridade, que leva o lubrificante a ser atraído pelo metal. Desse modo, é possível observar arranque mais fácil, melhor desempenho em aceleração e menor ruído do motor, além de garantir um motor mais limpo e alta proteção contra o desgaste.

    • Posso utilizar 300V no meu carro/moto?

      Os produtos da linha 300V podem ser utilizados sempre que o objetivo seja extrair o máximo da potência do motor. A linha 300V foi especialmente desenvolvida para competições, onde a solicitação é de alto desempenho com redução de atrito e melhoria no movimento relativo das peças. É recomendado realizar um intervalo de troca reduzido para obter as vantagens do produto continuamente. Para entender melhor sobre a linha 300V leia o artigo: 300V Motorsport – 50 anos: lubrificantes para pista e alto desempenho

    • Qual a diferença entre a linha 8100 e 6100?

      Os produtos da linha 6100 atendem as normas API, ACEA, ILSAC e normas originais dos fabricantes (OEM) com aditivos que proporcionam alta proteção contra o desgaste, maior limpeza e durabilidade do motor e economia de combustível. Na linha 8100 temos as mesmas características de rendimento, todavia com  desempenho superior.

    • Os produtos da linha 6100 são sintéticos?

      Sim! A nova linha 6100 é composta por 10 produtos formulados com óleos básicos sintéticos, portanto são lubrificantes 100% sintéticos. Para mais informações sobre as bases do lubrificante leia o artigo: Diferenças entre lubrificantes automotivos

    • Qual a diferença entre a linha 5100 e 5000?

      Embora ambos sejam semissintéticos, as tecnologias e desempenhos são distintos. A linha 5000 conta com a tecnologia HC-Tech® para controle extremo de consumo de óleo, resistência à temperatura e longa vida útil do óleo, motor e caixa de câmbio da motocicleta. Os produtos da linha 5000 possuem nível JASO MA2 e apresentam nível de atrito superior para o bom funcionamento das embreagens úmidas da moto, tendo ótimo custo-benefício com uma fórmula baseada em uma combinação de óleos básicos sintéticos hidrocraqueados e minerais premium.

      Já a linha 5100 possui a tecnologia Technosynthese® reforçado com Éster para ter melhor tempo de resposta, partida facilitada e melhor desempenho em velocidade constante. Esta também possui desempenho superior em detergência, proteção conta o desgaste e performance otimizada em altas temperaturas.

    • Qual a diferença entre Inugel e Auto Cool?

      Houve uma atualização dos nossos produtos e, com isso, uma alteração dos nomes. O que antes era chamado de Inugel, na nova nomenclatura se chama Auto Cool.

    • Qual a diferença entre Auto Cool Expert e Auto Cool Optimal?

      Os dois produtos são baseados em monoetilenoglicol, a diferença está na tecnologia dos aditivos. O Auto Cool Optimal utiliza aditivos orgânicos (OAT) já o Auto Cool Expert utiliza a combinação orgânica/inorgânica, conhecida como tecnologia híbrida (HOAT). Para mais informações sobre sistema de arrefecimento leia o artigo: Características e funções do fluido de arrefecimento

    • Como funciona o MoCool?

      MoCool é um fluido concentrado desenvolvido para melhorar a eficiência de troca térmica, capaz de auxiliar sistemas sobrecarregados em até 15ºC. Este é compatível com os produtos da linha Auto Cool e MotoCool e a proporção recomendada é de 5% do volume total.

    • Qual produto devo utilizar na corrente da minha moto?

      A limpeza da corrente deve ser realizada com o Motul C1 Chain Clean, que vai retirar todo o resíduo, tanto da sujeira, quanto do lubrificante e manter os retentores da corrente intactos. Em seguida, a lubrificação da corrente deve ser realizada com o produto específico de acordo com o uso da motocicleta.

      O Motul C2 Chain Lube Road é indicado para motocicletas de uso cotidiano, de baixa ou média cilindrada. O Motul C3 Chain Lube Off-road é indicado para uso fora de estrada. Enquanto o Motul C4 Chain Lube Factory Line é indicado para motocicletas de média ou alta cilindrada com uso exclusivo em asfalto.

      O Motul C4 Chain Lube Factory Line também é indicado para condições extremas de alta performance no asfalto, como em autódromos, kartódromos, pois a sua fórmula foi desenvolvida para que permaneça na corrente independente da alta temperatura e rotação elevada.

    • Qual é o prazo de validade do fluido de freio?

      A validade dos fluidos de freio é regulamentada pelo INMETRO e possui o prazo de 3 anos a partir da data de fabricação, esta informação está impressa na parte superior da embalagem. Uma vez aberto este prazo é amplamente variável em função da temperatura e umidade externa.

    • Onde encontrar óleo o Motul?

      As nossas vendas são feitas através de distribuidores regionais. Para saber qual o distribuidor mais próximo de sua região acesse www.motul.com/br/pt-BR/resellers ou envie o seu contato para o e-mail: [email protected].