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Relembre 5 modelos de carros colecionáveis e veja como cuidar

Motul

Os carros são capazes de despertar muitos sentimentos em seus donos e podem se tornar até uma obsessão deles. É o caso dos colecionadores, por exemplo, que fazem de tudo para encontrar aquele modelo raro para incrementar a sua coleção. Mas, fica o alerta: de nada adianta adquirir um veículo clássico e não cuidar bem dele. Por isso, neste post listamos alguns modelos nacionais de carros colecionáveis e explicamos o que fazer para mantê-los bem conservados!

5 carros colecionáveis nacionais: você lembra deles?

O que realmente significa a palavra raridade quando falamos sobre automóveis?

Para não entrarmos em uma discussão filosófica sobre o assunto, vamos deixar claro que essa lista conta com modelos antigos de carros que podem ter sido populares no passado, mas hoje são peças que poucos ainda possuem interesse.

No texto, não vamos rotular o mais caro ou o mais raro, mas relembrar modelos que marcaram época no mercado brasileiro. Por último, vale mencionar que a lista não está ordenada pela raridade dos carros. Dito isso, vamos a eles:

Chevrolet Opala

A nossa lista não poderia começar por outro nome, afinal, quem não conhece uma frase com o icônico Chevrolet Opala?

Deixando qualquer tipo de brincadeira de lado, o modelo foi a primeira grande aposta da marca para o mercado brasileiro e faz sucesso até os dias de hoje. Até aquele momento, a montadora tinha em seu line-up apenas picapes, utilitários e caminhões. Então, a apresentação do Chevrolet Opala no Salão do Automóvel, em 1968, foi um marco na indústria.

Fiat 147

Você se lembra do antecessor do popular Fiat Uno?

O Fiat 147 foi lançado em 1979 e deixou sua marca: foi o primeiro modelo de produção nacional a usar álcool (etanol) como combustível. Por isso, ele ganhou o apelido de “Cachacinha” e, até hoje, fica na lembrança dos colecionadores brasileiros.

Chevrolet Chevette

O Chevette chegou ao Brasil no ano de 1973 como um modelo derivado da quarta geração do Opel Kadett, lançado na Europa. Ainda assim, é interesse notar que a aposta da montadora no mercado nacional era tão grande que a versão brasileira chegou por aqui antes mesmo da europeia!

E a aposta se justificou: o Chevrolet Chevette foi um dos carros mais vendidos no Brasil por anos, chegando a registrar o maior número de vendas de um automóvel em 1983, quando disputou com outros modelos icônicos.

Volkswagen Fusca

O carro mais antigo da nossa lista e, para muitos, o mais popular, é o Volkswagen Fusca. Embora muito antigo, ainda é normal ver o aclamado “Fusquinha” rodando pelas ruas das cidades. Mas, você sabia que a produção nacional do Fusca começou em 1959?

Com dezenas de versões ao longo dos anos, o modelo da fabricante alemã marcou era tanto em território nacional quanto internacional. Para se ter uma ideia, 21 milhões de unidades foram produzidas em toda a história, sendo que 3 milhões chegaram às ruas brasileiras. Assim, ficamos atrás apenas da Alemanha e dos EUA quando o assunto é a comercialização de Fuscas.

Ford Corcel

Fechando nosso top 5 de carros colecionáveis nacionais não podíamos deixar de falar do Ford Corcel, que foi apresentado no Salão do Automóvel em 1968, mas que tem uma história que antecede seu lançamento. Acontece que, originalmente, o projeto pertencia à montadora americana Willys-Overland, em parceria com a Renault, mas a Ford adquiriu o controle da extinta fabricante em 1967.

E então, um ano depois, veio o lançamento daquele que seria eleito pela revista Auto Esporte o carro do ano em 1969, 1973 e 1979 (com novas versões).

Veja quais produtos usar no seu colecionável

Os veículos mais antigos possuem uma tecnologia diferente dos atuais e, por isso, exigem outros cuidados. Sabendo disso, nós desenvolvemos a linha Classic Motul. Não são apenas produtos com especificações defasadas, ou mais simples, mas fórmulas dedicadas a atender o que se exigia antigamente, atrelando à nova realidade para um melhor resultado.

Motul Classic SAE 30 e SAE 50

  • Óleo de motor mineral, monoviscoso, para veículos fabricados antes de 1950;
  • Nível de detergência baixo para melhor compatibilidade com materiais das juntas e vedações.

Motul Classic 20W50

  • Óleo mineral de motor, multiviscosos, para veículos fabricados entre 1950 e 1970.
  • API SF/CC;
  • Nível de detergência médio.

Motul 2100 Classic 15W50

  • Óleo de motor semissintético, baseado no primeiro semissintético automotivo do mercado, o Century 2100 de 1966, para veículos fabricados após 1970;
  • PI SH/CF.

Conheça também os aditivos:

Stabilizer

É um aditivo estabilizador e melhorador da vida útil da gasolina. Adequado para evitar a degradação da gasolina armazenada por longos períodos no veículo, evitando formação de depósitos gerados pela oxidação do combustível.

Valve Expert

Aditivo para combustível à base de fósforo para motores com assentamento de válvulas de ligas mais moles. Evita a recessão de válvulas para motores concebidos para uso de gasolina com alto teor de chumbo.

Viu só? Temos uma linha completa e perfeita para os colecionadores manterem seus modelos como novos ainda nos dias de hoje. E você, gostou deste post? Então, compartilhe e nos siga no Instagram e no Facebook!

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