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7 erros que detonam a sua moto

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Quem é um apaixonado por motocicletas, como nós, com certeza já pesquisou muito sobre maneiras de cuidar bem delas. Já deve ter visto que fazer a manutenção dos componentes é uma coisa fundamental para a longevidade da moto. Então, neste post, nós vamos fazer o caminho inverso e te mostraremos 7 erros que detonam a sua moto.

1. Falta de atenção ao óleo

O primeiro erro que acaba com a motocicleta é não dar atenção ao óleo que se usa. E isso pode acontecer de várias formas, seja ignorando o intervalo de troca do óleo, usando um óleo errado ou, até mesmo, desrespeitando o nível do fluido.

O problema é que o óleo da moto, além de lubrificar o motor, também ajuda a controlar a temperatura, então quando o produto não atende as especificações ou está em falta, o motor da motocicleta sofre muito mais com o superaquecimento.

2. Descuido com a suspensão

O sistema de suspensão é fundamental para o conforto e, principalmente, para a segurança do piloto, só que algumas pessoas não respeitam a vida útil do fluido de suspensão e outras ignoram totalmente a manutenção preventiva. Então, se você não quiser cometer um dos maiores erros com a sua moto, mantenha a revisão em dia e preste atenção aos sinais de desgaste da suspensão.

3. Ignorar a corrente

A corrente da moto é um componente muito importante, mas ainda subestimado. Parte do conjunto de transmissão, a corrente ajuda a transferir a potência do motor para as rodas da moto. Naturalmente, ela se desgasta com o tempo, principalmente por conta de sujeiras provenientes do pavimento, seja ele asfalto ou terra. A falta de lubrificação também é um problema, pois gera o ressecamento e desgaste prematuro.

Por fim, devemos evitar que a corrente fique “folgada” ou esticada demais. Ela deve estar sempre na tensão certa para não desgastar a coroa e o pinhão (que junto com a corrente completam o conjunto).

Por isso, é preciso checar semanalmente se há folgas na corrente e também realizar a sua limpeza e lubrificação. Muito mais do que uma questão estética, a limpeza permitirá o melhor funcionamento do conjunto e a longevidade da moto.

4. Limpeza incorreta ou falta de limpeza

Já que tocamos no assunto antes, você sabia que a uma limpeza incorreta pode ser um dos maiores erros e acabar com a sua moto?

Assim como acontece com a corrente, alguns componentes precisam ser limpos para garantir sua eficiência. Os cabos, por exemplo, estão em sistemas como aceleração e embreagem, por isso, precisam de cuidados. Recomenda-se fazer a lubrificação dos cabos a cada 10 mil km, ou conforme o manual do proprietário indicar. Mas, se quiser saber qual produto usar para limpar a sua moto, você também pode acessar o nosso Guia de Produtos que indica o produto certo para a sua necessidade.

Outro problema relacionado à limpeza é o uso de lavadoras de alta pressão que jogam água sobre componentes que se danificam pela força da água. Então, evite usá-las, opte por panos e baldes. Sua moto e o planeta agradecem!

5. Pneus descalibrados

Esse é um puxão de orelha que esperamos que você não precise. Rodar com os pneus descalibrados traz uma série de consequências negativas, como problemas de segurança, aumento no consumo de combustível e ainda danifica a roda da moto. Então, faça sua parte, verifique se os pneus estão calibrados toda semana e respeite as recomendações do fabricante.

6. Combustível ruim

Esse, infelizmente, é um problema que ainda acontece, e, muitas vezes, nem é por culpa do piloto. Acontece que, por conta das altas nos preços dos combustíveis, muita gente opta em abastecer em postos com o menor custo. Porém, isso pode gerar algumas complicações para a moto quando o combustível usado não é de qualidade.

Existem algumas maneiras de identificar se o combustível utilizado foi adulterado. Normalmente, motos com carburador já acusam de imediato. Elas começam a falhar, perdem o desempenho e, em alguns casos, deixam até de funcionar.

No caso das que têm injeção eletrônica, o sistema pode minimizar o problema, mas ainda assim a moto sofrerá com uma queda de desempenho, dificuldade de partida e um consumo maior do combustível.

A dica que fica é sempre abastecer em postos de confiança e utilizar o Boost and Clean no momento da revisão ou quando houver a suspeita de combustível de baixa qualidade para promover a limpeza do sistema de injeção.

7. Maus hábitos de direção

Além dos problemas citados antes que estão relacionados à manutenção e cuidados, alguns erros de direção também comprometem a vida útil da moto, por isso você precisa evitá-los.

Trocar a marcha na hora errada

Trocar a marcha na hora errada traz muitos riscos para o motor da motocicleta, seja em rotação alta (quando se “estica” demais a marcha) quanto em rotações baixas (quando avança a marcha antes do que é necessário).

Em ambos os casos, isso pode acontecer por conta dos vícios de direção ou pela inexperiência do piloto. De qualquer maneira, fique atento para não cometê-los!

Desligar o motor em descidas

Quem nunca ouviu dizer que dirigir em “ponto morto” faz economizar o combustível?

Pois é. Esse é um pensamento muito popular, mas equivocado a respeito da economia. E o pior: além de representar um risco para o piloto e os pedestres, prejudica alguns sistemas da moto porque o motor pode até parar de funcionar neste momento, mas o sistema de transmissão permanece ativo, só que ele não pode contar com o auxílio de componentes como a bomba de óleo para realizar a lubrificação interna.

Também há quem encare as descidas com a embreagem acionada e o motor nas primeiras marchas. Nesse caso, a embreagem acionada por longo período prejudica algumas partes do sistema de câmbio.

Embreagem

E já que ela virou assunto, outro erro que detona a moto é a falta de cuidado com a embreagem. Assim como no carro é um erro permanecer com o pé em cima do pedal da embreagem, nas motos a situação é semelhante.

Não devemos ficar com a mão sobre o manete porque isso gera um desgaste maior, aumenta o consumo de combustível, diminui o desempenho da moto e faz o motor durar menos. Acontece, na maioria das vezes, quando o piloto mantém a embreagem acionada nas paradas. O correto é deixar a moto em “ponto morto” nesses momentos.

Lembre-se: quanto menos você usar a embreagem, mais ela vai durar!

A intenção deste artigo é alertar para os perigos que maus hábitos podem trazer. Respeite as recomendações do manual do proprietário, siga o plano de manutenção e preste atenção aos detalhes da condução. Não cometa esses erros com a sua moto e garanta que ela dure por muitos anos.

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