Motos

Motos

Conheça mais sobre a linha Motul de aditivos para motocicletas

Marcelo Ricardo Rocha
Engenheiro Técnico

A modernização e o aumento da eficiência dos motores trouxe grandes impactos, como a menor geração de gases poluentes e a diminuição do consumo de combustível. Mas, para manter essa performance otimizada, é necessário realizar frequentes manutenções. Naturalmente, as manutenções preventivas têm menor custo do que as corretivas. Porém, para realizá-las, o proprietário precisa de disponibilidade para levar a motocicleta até a oficina e realizar o serviço. Com a nova linha de aditivos para motocicletas da Motul, agora o proprietário pode antecipar algumas manutenções que antes só poderiam ser feitas na oficina.

Os aditivos são prontos para uso e o próprio motociclista pode aplicá-lo. Ficou interessado neles? Neste texto explicaremos como eles atuam e como utilizá-los.

Boost and Clean

Desenvolvido para limpar o sistema de carburação ou injeção, o produto vai além da tradicional limpeza dos bicos injetores. Afinal de contas, ele limpa o tanque de combustível, filtro, linha de alimentação, carburador e cuba ou bico injetor, duto de admissão, válvulas, câmara de combustão e o pistão.

O frasco de 200ml é menor do que na linha de aditivos de uso automotivo, pois é a quantidade ideal para uso em motos. Antes do abastecimento completo do tanque, abra o frasco e despeje todo o conteúdo no tanque. Logo em seguida, abasteça a moto. Não é necessário calcular a diluição do aditivo, pois a quantidade da embalagem proporcionará a limpeza completa do sistema, independente da diluição no combustível.

O Boost and Clean é seguro para utilização frequente de maneira preventiva, e pode ser aplicado sempre que sentir perda de potência e/ou aumento do consumo de combustível. Sua utilização abrange motocicletas tanto com motores 4T, como também 2T.

Enquanto o produto realiza a limpeza do sistema de combustível, ainda há o benefício do aumento do número de octanas do combustível. E isso resulta em uma combustão mais eficiente e, com o sistema limpo, uma moto mais econômica.

Engine Clean Moto

Feito para realizar a limpeza do circuito de lubrificação do motor e transmissão das motocicletas, o Engine Clean Moto deve ser adicionado quando a moto já estiver no local onde será realizada a troca de óleo. O produto atua como um “flushing” do sistema, dissolvendo e removendo sujeiras depositadas como borras e vernizes.

Um frasco trata até 5L de óleo, sendo passível de aplicar em todas as motocicletas 4T. Abra o frasco e despeje-o no abastecimento de óleo do motor. Aguarde 15 minutos com a moto ligada em marcha lenta, para então drenar o óleo e continuar com os procedimentos de troca de óleo e filtro. Estes minutos são necessários para que o produto dissolva a sujeira do motor, de modo que ela fique em suspensão no cárter e escoe juntamente com o lubrificante usado.

Você deve usar o Engine Clean Moto regularmente durante as trocas de óleo do motor, pois ele proporciona um motor limpo antes de utilização do novo lubrificante. Isto assegura o prolongamento da vida útil dos aditivos detergentes do novo óleo, visto que ele não será consumido no início da utilização.

Importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é muito importante para que a sua moto continue com um bom desempenho e você esteja sempre seguro ao pilotar. Alguns detalhes fazem toda a diferença, mas, às vezes, são deixados de lado. Além de usar os aditivos para motocicletas que recomendamos acima, outras funções também merecem atenção. Por exemplo, a revisão geral, que precisa acontecer, geralmente, a cada 10 mil km ou uma vez no ano.

Sistemas como a suspensão, transmissão, motor e freios também necessitam de cuidados. A boa notícia é que, aqui na Motul, você encontra uma linha completa de produtos de alta performance para todas essas necessidades. Mas, para saber qual você deve utilizar, verifique o manual do proprietário da sua moto ou acesse nosso Guia de Aplicação. Versão em aplicativo também disponível para download no Google Play e App Store.

Além disso, não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Você pode nos encontrar no Instagram e no Facebook.

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO