Carros

Carros

Saiba qual óleo usar na sua moto

Motul

Fazer a troca de óleo é muito importante para que a moto funcione corretamente por mais tempo, porque ele ajuda na lubrificação dos componentes internos evitando o desgaste das peças. Mas, você sabe qual óleo usar na sua motocicleta?

Cada motor tem uma necessidade específica e, por isso, você não pode usar qualquer tipo de lubrificante. O ideal é seguir as recomendações do manual do proprietário, mas para facilitar a sua vida, vamos indicar qual óleo a sua moto precisa.

Óleo para motos de baixa cilindrada

As motos de baixa cilindrada são as mais vistas nas ruas brasileiras, utilizadas principalmente pelos entregadores ou por trabalhadores para fugir do trânsito. Não à toa são as mais vendidas.

Por conta das condições de uso, o motor dessas motocicletas exige um cuidado especial. Se você tem uma moto como essa, podemos indicar dois produtos, o primeiro com base mineral, principalmente para modelos lançados até 2010, o 3000+. Ele é um lubrificante mineral de alto desempenho, reforçado com aditivos para assegurar proteção e longevidade do motor e do câmbio. Foi feito para suportar as condições de uso severo de motos com motores de baixa cilindrada, com amplas variações de temperatura de trabalho e de rotação. As maiores vantagens do 3000+ são:

  • Intervalo maior para troca de óleo
  • Alta capacidade de detergência
  • Menor emissão de poluentes

O segundo é um lubrificante semissintético, ideal para modelos mais recentes e até 300cc: o 5000. Reforçado com óleos básicos, os produtos da linha 5000 possuem a nossa tecnologia HC-TECH® que garante:

  • Controle extremo de consumo de óleo
  • Resistência à temperatura
  • Longa vida útil do óleo, motor e caixa de câmbio da moto

Ele é um produto com ótimo custo-benefício para motos de baixa cilindrada e está disponível em três viscosidades:

Mas, para descobrir a viscosidade do óleo para a sua moto, consulte o manual do proprietário ou o nosso guia de aplicação!

Óleo para motos de média cilindrada

Se você tem uma moto com motor 4 cilindros e até 700cc temos uma linha perfeita: a linha 5100!

Semelhante ao que acontece na linha 5000, ele é um produto semissintético com base mineral premium, mas, nesse caso, possui base Éster e tecnologia exclusiva Technosynthese®. Isso significa que o óleo 5100 é mais estável e resistente a altas temperaturas quando comparado ao 5000. Assim, ele traz benefícios como:

  • Aumento da potência
  • Diminuição do consumo de combustível e da geração de gases poluentes
  • Maior facilidade da partida a frio
  • Maior proteção dos componentes internos do motor

A linha 5100 está disponível nas viscosidades:

Óleo para motos de alta cilindrada

As motos de alta cilindrada, maiores, normalmente utilizadas em estradas e rodovias, também têm vez por aqui. Para elas, temos uma linha 100% sintética para aliar máxima performance e durabilidade: a linha 7100.

Disponível em 7 viscosidades, conta com uma combinação de óleos básicos que fornecem a máxima performance, além de um pacote de aditivos que resultam em benefícios como: 

  • Resistência ao engrossamento por oxidação
  • Excelente propriedade de limpeza do motor
  • Proteção das engrenagens do câmbio e do comando de válvulas
  • Boa fluidez para auxílio e proteção do motor durante a partida a frio

Assim, temos uma maior proteção dos componentes internos, durabilidade do óleo e melhor desempenho em condições severas. Perfeito para quem cai na estrada com frequência!

As viscosidades disponíveis são:

Mas, lembre-se: para descobrir a viscosidade do óleo para a sua moto, consulte o manual do proprietário ou o nosso guia de aplicação!

Óleo para motos de competição

Por fim, se o seu negócio é competir e você tem uma máquina dessas, temos duas linhas exclusivas: 300V e 300V².

Com a primeira versão do produto tendo estreado há mais de 50 anos como o primeiro lubrificante 100% sintético com base Éster do mercado, o 300V é sinônimo de sucesso entre os competidores. Ele produz o aumento da eficiência do motor por conta da redução do coeficiente de atrito em todos os regimes de operação dele, principalmente no hidrodinâmico, que ocorre a altas rotações.

Por isso, a utilização do 300V garante o aumento de até 1,3% da potência máxima, o que equivale a 2,5hp em uma superbike 1000cc e 0,8hp em uma moto 450 de motocross!

O 300V está disponível em três viscosidades:

Ao longo dos anos, a tecnologia do lubrificante evoluiu para atender a preocupação com o meio ambiente e a demanda das competições pela máxima potência dos motores. Assim, nasceu o 300V²!

A partir de bases orgânicas, derivadas de fontes renováveis, ele gera 18% menos de carbono durante o seu processo de produção, mas mantém a performance superior da linha. Disponível na viscosidade 10W-50, ele pode ser usado em diversas modalidades, como Superbike, Moto Cross, Enduro, ATV’s e UTV’s. É um produto completo!

E aí, já sabe qual óleo usar na sua moto? Não esqueça de conferir o manual do proprietário ou o nosso guia de aplicação para não errar. Disponível também na para download na Play Store e App Store!

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO