O cuidado com o sistema de arrefecimento merece destaque quando o assunto é prevenção contra danos ao motor. Afinal um único evento de superaquecimento pode apresentar defeitos onde seja necessário uma intervenção mecânica mais complexa e onerosa.
Além disso, o funcionamento constante em temperaturas acima do ideal pode causar a redução da vida útil de componentes. Aumento do consumo de combustível e redução da vida útil do lubrificante também podem acontecer.
Devido a demanda de veículos com melhores rendimentos e novas tecnologias, tornou-se comum aos motores modernos um regime de operação com temperaturas elevadas e maior exigência de controle em relação aos limites aceitáveis para oscilação de temperatura.
O primeiro passo para assegurar que o seu veículo seja atendido de maneira adequada é obedecer a especificação do fabricante quanto ao período de manutenção preventiva. Outra recomendação é não abastecer o sistema de arrefecimento com água mineral ou líquidos de arrefecimento fora de especificação.
O segundo passo é observar as condições de uso do veículo, bem como particularidades de sua região e características de seu veículo. Mas, antes de falarmos sobre como melhorar a eficiência do sistema de arrefecimento, se este tema é uma novidade para você, veja o artigo onde explicamos o princípio de funcionamento e as tecnologias comuns aos fluidos de arrefecimento.
Os produtos e especificações para líquidos refrigerantes automotivos possuem como pilares, principalmente, a diminuição do ponto de congelamento, aumento da temperatura de ebulição e proteção contra a corrosão. Mas, como já vimos, em algumas situações, o veículo pode apresentar sobrecarga no sistema de arrefecimento, mesmo quando usamos um produto que atende a especificação do fabricante e com a manutenção em dia. Por isso, a Motul desenvolveu o produto chamado MoCool, com foco principal em melhoria da eficiência na troca térmica.
As principais situações que levam ao superaquecimento são:
Você pode utilizar o MoCool em sistemas de arrefecimento de motocicletas, carros, quadriciclos e outros que demonstram superaquecimento. Também pode utilizá-lo em condições de competição, para reduzir a temperatura de operação do motor.
O princípio de funcionamento do produto não está baseado na diminuição de temperatura de modo descontrolado, mas sim, no aumento da capacidade de transferência de calor da solução facilitando com que o líquido do sistema de arrefecimento possa ser mais efetivo na redução de temperatura das partes quentes do motor, principalmente, quando o veículo está com tendência ao superaquecimento.
Apesar de ser capaz de proporcionar redução específica de até 15ºC, o produto não irá causar a redução de 15ºC na temperatura média do motor apontada no sensor de temperatura em condições de operação normal. A ação do produto acontece em acordo com a necessidade particular do motor, ou seja, proteção de componentes do sistema em funcionamento sobrecarregado.
O produto deve ser aplicado junto com o líquido de arrefecimento comum, Auto Cool para carros e MotoCool para motos. Assim, atendemos a norma da montadora e todos os requisitos de proteção com o benefício extra da transferência de calor otimizada.
Não recomendamos o uso do MoCool sem os produtos típicos de arrefecimento das linhas Auto Cool e MotoCool para veículos de uso diário com motor standard.
Apesar de ser um produto aprovado pela ASRA e WERA e ser aplicado nas principais categorias de automobilismo onde os carros e motos são submetidos a regimes sobrecarregados e elevadas temperaturas de trabalho, certas competições podem proibir o uso de qualquer produto que não seja água, por isso, consulte os organizadores oficiais.
Em competições, eventualmente, o produto pode ser diluído diretamente com água desmineralizada seguindo a mesma proporção de 5%, porém apesar da vantagem da transferência de calor ser excepcional, a proteção contra a corrosão seria inferior à combinação de MoCool e líquido de arrefecimento pronto para uso. Por isso, se a competição não permitir o uso de produtos típicos de arrefecimento baseados em monoetilenoglicol e aditivos, reduza o intervalo de troca.