Técnico

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Existe diferença entre os lubrificantes automotivos nacionais?

Danilo Silva
Engenheiro de Aplicações

Nos últimos anos, o mercado nacional viu crescer as opções de lubrificantes automotivos impulsionado pela atuação da Motul, que trouxe a tecnologia francesa para o público brasileiro. Surgiram uma série de produtos específicos focados nos veículos nacionais e estes lubrificantes de alta performance estão nas oficinas e nas lojas especializadas. Mas, será que existe diferença entre os lubrificantes automotivos nacionais? Confira!

Tecnologias da Motul para veículos

Para oferecer o produto ideal para cada condição de uso, a Motul possui um portfólio com diferentes tecnologias e, se você já ficou na dúvida sobre o que é Technosynthese® ou qual é a diferença entre 5000+ e 5100, chegou a hora de entender.

O primeiro passo para saber as diferenças entres os lubrificantes para motor da Motul é compreender a definição de cada tecnologia que está descrita abaixo:

Mineral: Garantia do melhor desempenho em um produto mineral premium. A seleção de óleos básicos minerais premium proporcionam proteção e longa vida útil do conjunto.

HC-TECH®: Presente na linha 5000 para motos, é a tecnologia registrada da Motul para controle extremo de consumo de óleo, resistência à temperatura e longa vida útil do óleo, motor e caixa de câmbio da motocicleta. Ótimo custo-benefício com uma fórmula baseada em uma combinação de óleos básicos sintéticos hidrocraqueados e minerais premium.

Technosynthese®: Tecnologia registrada da Motul, baseada numa combinação de óleos básicos premium, para alto desempenho. Essa tecnologia está presente em diversos produtos da Motul, como: veículos pesados, fluidos de câmbio, produtos para motos e motor de carro. Veja abaixo mais detalhes da classificação para as linhas de carros e motos. 

100% Synthetic: Obter uma ampla gama de aprovações e exceder normas é resultado de uma seleção cuidadosa, 100% composta de óleos básicos sintéticos. Alto desempenho mesmo em condições severas e intervalos de troca estendidos são garantidos tanto para motos quanto para carros.

ESTER CORE® Technology: Resultado de décadas de experiência em competições, hoje a Motul domina a tecnologia dos Ésteres. Usada exclusivamente nas linhas Factory Line e Motorsport, a tecnologia ESTER CORE® é o estado da arte dos Ésteres, que combinados com óleos básicos sintéticos de altíssimo desempenho e um pacote de aditivos exclusivos, excedem todas as normas existentes e garantem a obtenção de máxima potência e torque do motor.

A Motul sempre indica a tecnologia e normas atendidas por cada produto no rótulo e ficha técnica para que o consumidor consiga fazer a escolha do produto que melhor irá atender a sua necessidade. 

O que é Technosynthese® para carros e motos?

Na linha 5100 para motos, o uso de Éster como óleo básico sintético garante um produto de alto desempenho para uso diário com a adição de outros básicos sintéticos e minerais premium.

Para carros, focados em garantir o melhor custo-benefício, temos uso de sintéticos e minerais que oferecem ótima proteção e garantem um produto superior através das mais recentes normas.

A Motul baseia-se na tecnologia empregada, pois utilizar somente a classificação da composição (mineral, semissintético ou sintético) pode ser um grande erro na hora de avaliar vantagens ou performance de um produto.

Veja a tradicional linha 5100, que são classificados como semissintéticos, e em sua última atualização os produtos evoluíram para o desempenho API SP e JASO MA2 (2023), um diferencial que neste momento não é encontrado em produtos para motos de mesma classificação e nem mesmo em produtos classificados como sintéticos. 

Outro fator que deve ser levado em consideração é que para um produto ser classificado como semissintético, de acordo com a legislação, basta conter o requisito mínimo de base sintética (10% em massa). Caso seja desenvolvido a partir de minerais superiores combinado com quantidade maior de sintético, para a classificação, ainda será semissintético.

Além disso, o pacote de aditivos do lubrificante que é adicionado para melhorar as características finais do produto podem aumentar a distância de performance entre dois produtos acabados de mesma classificação.

O que determina a real qualidade do lubrificante, produto acabado, é o equilíbrio entre uma boa combinação de óleo básico e um excelente pacote de aditivos.

Lei para lubrificantes do Brasil

Um erro recorrente que pode acontecer é pensar que para produzir lubrificante no Brasil o produtor é obrigado a utilizar óleo rerrefinado, popularmente chamado de óleo reciclado. A resolução vigente não determina qual matéria prima o produtor deve utilizar em suas formulações, mas obriga que toda empresa que introduz óleo lubrificante no mercado brasileiro, produtor no Brasil ou importador do produto acabado, seja responsável por promover o descarte correto de uma parcela do total comercializado.

A resolução impõe aos produtores e importadores a responsabilidade de garantir a coleta de parte do lubrificante comercializado para viabilizar a engenharia reversa e destino correto do lubrificante usado, no caso do óleo usado é alguma das rerrefinarias credenciadas na ANP. Por uma questão de liberdade de formulação e autonomia, as empresas não são obrigadas a usar ingredientes pré-determinados em suas fórmulas.

Motul no Brasil

A Motul está presente no Brasil desde 1992 e em 2021 iniciou a produção local com o lubrificante 3000+ para motos de baixa cilindrada com a intenção de ampliar o portfólio. Atualmente, a marca aumentou a capacidade de produção alcançando outras linhas de produtos para motos e carros.

A produção local é direcionada à necessidade da frota brasileira, onde nas motocicletas há o domínio de motocicletas de uso urbano e baixa cilindrada, e para carros a exigência de normas de lubrificante que privilegiam o baixo consumo de combustível e alta demanda de veículos flex são predominantes na exigência da montadora em relação ao lubrificante.

Hoje, a Motul possui produção em 9 países, o que é imprescindível para suportar o crescimento da marca a nível mundial, facilitando a logística e promovendo o desenvolvimento de produtos focados nas necessidades específicas de frotas locais. Para a manutenção do padrão Motul, independentemente do local de produção, todo o processo de produção, especificações e fórmulas de produtos respondem às mesmas exigências e são validados pela matriz, na França.

Óleo básico rerrefinado

Não há distinção entre óleo básico de primeiro refino e óleo básico rerrefinado nos parâmetros de classificação dos lubrificantes. Isto porque o que realmente importa para o óleo básico é a característica físico-química e, consequentemente, o desempenho que este irá oferecer. O óleo básico rerrefinado é a solução sustentável e necessária para respeitar o ciclo de vida do lubrificante.

Portanto, fique atento às exigências do seu motor e ao lubrificante escolhido para sua moto! Caso ainda tenha dúvidas sobre qual óleo colocar na sua moto, consulte o Guia de Aplicações pelo aplicativo Motul Expert, disponível na App Store e Google Play. Você também pode comprar os produtos oficiais Motul no Mercado Livre.

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