Se você acompanha a Motul, sabe que inovação faz parte do nosso DNA e por isso, estamos em constante evolução. Da cadeia de produção até a distribuição dos produtos, sempre buscamos melhorias que atendam as necessidades do mercado local. Nesse sentido, estamos adotando práticas sustentáveis e realizando uma reformulação nas embalagens dos produtos.
Para isso, alteramos a medida do gargalo dos frascos para óleo lubrificante de um litro a fim de melhorar a disponibilidade dos produtos e reduzir a quantidade de materiais utilizados na fabricação. Com isso, acreditamos que podemos diminuir o nosso impacto ambiental e contribuir para a preservação da natureza. Dessa forma, os produtos seguirão o mesmo padrão das novas embalagens dos líquidos de arrefecimento, óleos de transmissão e fluidos de freio.
Além disso, as tampas também estão passando por mudanças, reduzindo a quantidade de plástico utilizado em sua fabricação. “As tampas nacionais utilizam menos plástico do que as importadas, são de rosca e contam com dupla proteção a fraudes. Já o frasco do produto contém na sua composição a resina reciclada – uma iniciativa global da Motul que foi antecipada pela operação brasileira”, explica Luan Maria, Consumer Marketing Manager da Motul Brasil.
Com a mudança, houve uma unificação do padrão e do material utilizado nas tampas. As embalagens deixaram de usar dois tipos de polímero – o PE (polietileno) e o PP (polipropileno) – e passaram a contar apenas com o primeiro. Essa redução influenciou no peso da tampa e diminuiu uma etapa na reciclagem, uma vez que não há mais a necessidade de separar os modelos de polímeros diferentes, otimizando, assim, o ciclo de vida da embalagem. Agora, frasco e tampa podem ser reciclados juntos, já que são feitos do mesmo polímero.
Apesar da redução do gargalo, todos os produtos em frascos de 1L continuam com a mesma apresentação, especificações, normas e desempenho. “Para saber se o produto com a nova embalagem é verdadeiro e original, o consumidor pode verificar as marcações no fundo do frasco, além da qualidade dos rótulos, fechamento das tampas e marcação dos dados de fabricação”, informa Luan. “Se as dúvidas persistirem, o cliente tem a possibilidade de consultar a empresa fornecendo o nome do produto e o número do lote marcados logo abaixo do rótulo frontal”, complementa.
Por enquanto, a alteração do gargalo foi feita apenas no Brasil, já que a Motul está iniciando sua produção nacional. O lubrificante 3000+ foi o primeiro produto fabricado no Brasil e, desde então, a fabricação local vem se desenvolvendo gradativamente.
“Produzir localmente, com a qualidade e o respaldo da equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da matriz, na França, permite introduzir produtos específicos que atendam a demanda do parque circulante brasileiro. Apostamos no Brasil para entregar produtos com tecnologia e formulação francesa desenvolvidos para o consumidor brasileiro”, destaca o Consumer Marketing Manager da Motul.
As novas embalagens sustentáveis da Motul já estão em circulação e estamos trabalhando para trazer muito mais inovações para o mercado nacional. Continue acompanhando nossas publicações e nos siga também nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!