Eventos e Patrocínios

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Motul Experts no Sertões 2021

Marcelo Ricardo Rocha
Engenheiro de Aplicações

A Motul, como lubrificante oficial dos Sertões 2021, fornece seus produtos para algumas equipes patrocinadas. Entretanto, o apoio não se limita aos produtos e adesivos nos veículos. O nosso time de “Motul Experts” está acompanhando todas as etapas para dar suporte às equipes. Para isso, estamos recomendando o melhor produto para cada aplicação, instruindo o modo de usar e coletando amostras do óleo lubrificante usado. Posteriormente, também realizaremos um estudo do desgaste dos motores. Conheça algumas ações realizadas durante os Sertões 2021:

Treinamento técnico para SELF by Motul

Um dia antes do prólogo, os pilotos integrantes da equipe mais desafiadora do rally receberam um treinamento sobre a linha de produtos para motocicletas, óleo de motor, fluido de arrefecimento, suspensão e até mesmo cuidado e manutenção, que são utilizados nas especiais, e a linha profissional Workshop Range, essencial para o trabalho de revisão que os próprios pilotos devem realizar após cada etapa.

Produtos Motul utilizados nos Sertões 2021
Produtos Motul utilizados no Sertões 2021

Coleta e análise de amostras

Por conta das condições extremas de uso, os motores podem apresentar um maior indicativo de desgaste. Então, para monitorar essa possível situação, a equipe técnica colhe amostras a cada troca de óleo realizada. Assim, por meio da degradação do lubrificante é possível observar:

  1. Quantidades anormais de metais, indicam o desgaste de algum componente do motor. Uma vez detectado qual o metal em excesso, é possível identificar, através da sua composição, exatamente de qual componente se trata e que futuramente poderá falhar;
  2. Diminuição da viscosidade causada pela diluição de combustível não queimado pelo motor;
  3. Contaminação por elementos externos, como água e poeira, que impactam fortemente na ação do lubrificante e acelera sua degradação;
  4. Degradação do lubrificante por oxidação acelerada, geralmente causada por exposição excessiva a altas temperaturas, que são comuns durante o Rally;
  5. Esgotamento da carga aditiva, consequência do uso severo ou resultado de algum problema mecânico.
Rafael Récio com amostras de óleo para análise
Rafael Récio com amostras de óleo para análise

O principal objetivo desse monitoramento é o aumento da confiabilidade do veículo, mas sem detrimento do desempenho, fator de extrema importância para um Rally.

Motul Experts

Nosso time de Motul Experts, que está à frente de todas as ações técnicas da marca, desde treinamentos, à produção de conteúdo especializado, atendimento através do SAC para questões que envolvem dúvidas sobre produtos e/ou aplicações e inclusive desenvolvimento de novos produtos, acompanham de perto os Sertões 2021, prestando suporte, não apenas para as equipes apoiadas pela Motul, mas para todos os competidores.

Os veículos de rally percorrem rotas com climas variados e situações de uso bem diferentes do cotidiano. Isso implica em recomendações de produtos e intervalo de troca diferentes das especificações sugeridas pelo fabricante. Através da análise donível de diluição de combustível no óleo, o nosso time técnico pode recomendar um lubrificante de viscosidade diferente, com o intuito de garantir maior proteção do motor.

Outra recomendação diferente da montadora, se refere ao intervalo de uso dos fluídos. Em estágios que possuam muitas travessias de rio, a contaminação por água do fluído de freio, por exemplo, é maior, requerendo um menor intervalo de troca. O fluído de arrefecimento também sofre muito estresse, pois alguns veículos não se utilizam da ventoinha do radiador para auxiliar na troca de calor, com isso o seu intervalo também acaba sendo reduzido.

Marcelo Rocha com Marco Pereira – Campeão da Self 2020

Na maioria das vezes, conseguimos trazer soluções para problemas com a simples indicação de produtos específicos. O acompanhamento e estudo da ocorrência em conjunto com as equipes, pilotos e mecânicos resultam em uma recomendação que anteriormente pode não ter sido considerada, como um fluido de freio que suporta uma temperatura de operação muito alta reduzindo o problema de “fading” ou um fluido de arrefecimento que tenha a capacidade de melhorar a troca térmica em um motor que esteja superaquecendo.

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