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Conheça e entenda as embalagens dos produtos Motul

Danilo Silva
Engenheiro de Aplicações

Na Motul somos especialistas na formulação de lubrificantes e produtos para o segmento automotivo. Com história desde o ano de 1853, seguimos apaixonados pela engenhosidade e prosseguimos fiéis ao conceito de qualidade e compromisso em oferecer produtos diferenciados desde o desenvolvimento de um novo produto seguido por um rigoroso controle no processo de produção e embalagens diferenciadas. 

Em outros posts, já falamos sobre as nossas tecnologias e produtos específicos como no artigo sobre a linha Powersport e no lançamento do Motul X-TECH lite 5W-30 e Motul X-TECH clean 5W-30. Então agora chegou a hora de falar também sobre os formatos das embalagens dos produtos Motul e suas características.

Formato das embalagens e capacidades

Disponibilizamos no mercado brasileiro embalagens em diferentes formatos, variando de acordo com o produto. Basicamente, para lubrificantes, fornecemos embalagens de 1L, 2L, 4L, 20L, tambores de 60L e 208 litros

As embalagens de material polimérico foram desenvolvidas para o consumidor final – aqueles que vão fazer uso próprio do produto. O frasco é patenteado, ou seja, somente a Motul pode utilizar o design. Enquanto isso, os tambores apresentam o desenho particular que se destacam no segmento. Veja abaixo alguns detalhes sobre as embalagens dos produtos Motul:

1L: é o formato mais tradicional e conhecido, pois todas os lubrificantes podem ser encontrados neste frasco, com exceção dos produtos que utilizam somente embalagens especiais. 

2L: existem dois tipos de embalagem neste formato – frasco de polímero nos produtos de uso cotidiano, como o Dexron III e 90PA; lata especial de material metálico nos produtos das linhas 300V CAR RACING MOTOR OIL e CLASSIC.

4L: disponível somente para alguns produtos e desenvolvida para atender, principalmente, os veículos com capacidade de óleo do motor aproximada às encontradas na embalagem.

20L: formato tradicional para produtos do segmento de veículos pesados e lubrificantes de transmissão. Identificação com design profissional, contendo informações relativas ao desempenho técnico e obrigatórios do ponto de vista regulatório em sua etiqueta.

Tambores de 60L e 208L: embalagem profissional para atender oficinas com demanda média e alta em determinados lubrificantes. Produtos da linha Powersport e transmissão automática possuem grande participação nas embalagens de 60L, já os lubrificantes de motor de carro com perfil comum da frota nacional como o X-TECH lite 5W-30 e X-TECH clean 5W-30 são os mais pedidos para tambores de 208L.

Agora que você já conhece sobre os formatos disponíveis, veja as principais características e embalagens utilizadas nos produtos de uso próprio.

Rótulos da linha Powersport

A linha Powersport passou por uma atualização em seus rótulos. As novas versões trazem a aparência mais moderna e de fácil identificação para o cliente.

Outra novidade é a atualização da linha com tecnologia HC-Tech®, tendo o 5000+ 4T como lançamento recente em substituição ao 5000 4T para as embalagens de 1L e 208L. É importante destacar que o novo produto atende ao mesmo nível de desempenho, API SL e JASO MA2, ou seja, os requisitos de performance permanecem inalterados.

A atualização da linha ocorreu em 2022, por isso, ainda é possível encontrar as duas embalagens no mercado de pós-venda. Veja abaixo o modelo antigo e novo respectivamente:

Tampa das embalagens de 1L dos produtos Motul

Talvez você já tenha percebido através da imagem acima que os produtos de lançamento recente tiveram sua tampa modificada em relação a tampa de modelo estendido. A novidade, por enquanto, é uma exclusividade dos novos produtos com fabricação local, sendo eles: 

  • 3000+ 4T 20W-50
  • 5000+ 4T 10W-30
  • 5000+ 4T 10W-40 
  • 5000+ 4T 20W-50
  • X-TECH LITE 5W-30
  • X-TECH CLEAN 5W-30 

Para os demais produtos de nosso portfólio, permanece o modelo tradicional das tampas. É importante destacar ainda que os lançamentos seguem o mesmo modelo de embalagem patenteada Motul, havendo alteração somente nos modelos das tampas e, consequentemente, bocal e vedação do frasco. Entenda a tecnologia de vedação de cada uma delas individualmente: 

Tampa modelo flexpout: padrão das embalagens importadas para lubrificantes de motor de carro, motocicletas (Powersport) e transmissões. Nos produtos para transmissões, apesar de ser o mesmo perfil de tampa, é um pouco diferente do modelo para motores. Os modelos flexpout são utilizados em embalagens de 1L, 2L e 4L. Veja as fotos de cada tampa e os respectivos lacres.

Lubrificantes para motor:

Lubrificantes de transmissão:

Tampa modelo rosca: padrão dos novos lubrificantes de fabricação local para a embalagem de 1L. Conta com lacre externo do tipo rosca com 12 pontos de travamento e lacre interno com selo de vedação introduzido por indução. Esse modelo de tampa também é utilizado em líquidos de arrefecimento e freios.

Por que mais do que um tipo de tampa?

Desenvolvemos mais do que um tipo de tampa por algumas razões: melhor controle em relação ao fornecimento de insumos, otimização ecológica da embalagem, identificação e facilidade na aplicação, como no caso das embalagens de lubrificantes de transmissão que influenciam na escolha da tampa de um produto.

Em especial para os produtos fabricados no Brasil, a escolha pela tampa do tipo rosca favorece a disponibilidade dos produtos ao consumidor. Além disso, representa mais cuidado com meio ambiente, uma vez que as novas tampas utilizam menos material plástico e de mais fácil processo de reciclagem da embalagem após o uso. Também diminui a possibilidade de ruptura no fornecimento de produtos com alta demanda para o mercado nacional.

Conteúdo dos rótulos traseiros e rótulos destacáveis (booklet)

A Motul é uma multinacional presente em mais de 160 países com distintos idiomas. Por esse motivo, produtos corporativos que são distribuídos a muitos países precisam agrupar em seu rótulo muitas informações, em diferentes línguas, atendendo legislações diferentes para cada país. Isso resulta em uma quantidade de textos igualmente extensa.

Como o espaço físico para o texto nos rótulos, muitas vezes, não é suficiente, em algumas embalagens se faz necessário o uso de um rótulo destacável em formato de panfleto (booklet). 

Quando o produto é destinado à venda em uma quantidade menor de países, é necessário menos texto nos rótulos dispensando a necessidade do rótulo destacável tipo panfleto. Logo, a presença ou ausência desse tipo de rótulo não implica em autenticidade ou não do produto.

Ainda, como complemento no que diz respeito às informações obrigatórias no rótulo, em alguns produtos importados onde a informação em português não traz todo o conteúdo exigido pelo órgão regulatório nacional, adicionamos uma etiqueta lateral que contempla as demais informações. Assim como o rótulo destacável, dispensamos o uso dessa etiqueta quando todas as informações se encontram nos rótulos dianteiro e traseiro da embalagem. Veja abaixo as diferenças entre as embalagens dos produtos Motul 5000+ 20W-50, produzido no Brasil e Motul 7100 10W-40, modelo de exportação global.

Comparação entre os produtos Motul produzidos no Brasil e fora

Embalagens especiais para carros

As linhas de produtos para competição e clássicos, além da formulação dedicada à tecnologia e engenharia do motor, possuem latas especiais de 2L que valorizam a paixão do entusiasta automotivo.

Embalagens de uso profissional

As embalagens de 20L, 60L e 208L, como citado anteriormente, são de uso comum para oficinas que trabalham com alta demanda dos produtos. A embalagem de 20L é produzida a partir de material polimérico e as de 60L e 208L em tambores metálicos de mesmo layout, apenas com a diferença de tamanho, veja abaixo o layout da embalagem de 20L e a utilizada nos tambores:

Os tambores são facilmente identificáveis nas oficinas porque, muitas vezes, elas reaproveitam a embalagem para estilizar a sala de espera.

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