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5 erros mais comuns na manutenção do carro

Motul

Todo motorista precisa saber que realizar a manutenção preventiva é fundamental para prolongar a vida útil do veículo. Mas, muita gente erra na hora de fazer a manutenção do carro. Por isso, nós listamos os cinco erros mais comuns que você precisa evitar!

Ignorar o manual do proprietário

Esse é um erro muito normal e fácil de evitar, mas que ainda pega muita gente, principalmente motoristas mais experientes. Por se sentirem mais seguros, eles não dão a atenção necessária ao manual do veículo e isso pode prejudicar o carro a longo prazo. Afinal de contas, o manual tem todos os detalhes sobre o que o veículo precisa com relação ao plano de manutenção.

Falta de atenção com o óleo

O óleo é um componente fundamental para o funcionamento do carro, por isso ele merece uma atenção especial que, muitas vezes, não acontece. Muitas pessoas levam em consideração apenas a quilometragem rodada para fazer a troca de óleo e acabam se esquecendo do prazo de validade. Às vezes, mesmo que você não atinja a quilometragem recomendada para a troca, será preciso fazê-la, pois a condição de uso está diretamente relacionada à degradação do lubrificante. Então, além de seguir as recomendações do manual, preste atenção no intervalo de troca por tempo, por quilometragem (e na qualidade) do óleo para evitar danos ao motor!

Aqui, na Motul, você encontra os melhores óleos para o motor do seu carro, com diferentes graus de viscosidade, que aliam alta performance e durabilidade. A linha 8100, por exemplo, é composta por óleos de base 100% sintética e é recomendada para motores de alto desempenho e potência, que são submetidos a condições severas de uso, aprovada pelas principais montadoras. O 8100, inclusive, ganhou duas novas versões em 2021.

8100 x-cess é um dos mais novos óleos para motor da Motul

Já a linha 6100, que também traz produtos com base sintética de alto desempenho, possui aditivos que proporcionam alta proteção contra o desgaste, maior limpeza e durabilidade do motor, assim como economia de combustível. 

Isso sem contar ainda as linhas 2100 e 4100, que combinam bases sintéticas e minerais em produtos que atendem as normas internacionais. Mas, para saber qual dessas linhas é indicada para o seu carro, leia o manual do proprietário ou acesse o nosso Guia de Aplicação e descubra.

Descuidar dos pneus

Existem dois erros envolvendo os pneus do carro. O primeiro deles é rodar com os pneus desgastados, conhecido popularmente como “pneu careca”. Seja por falta de atenção ou por economia, é normal ver carros com pneus desgastados e que já deveriam ter sido trocados. Quando lisos, eles perdem a eficiência principalmente em situação de pista molhada e podem causar acidentes. Por isso, é preciso respeitar as as indicações do pneu referente ao desgaste, fazer alinhamento e balanceamento para reduzir a possibilidade de desgaste prematuro e aumentar a segurança na condução.

O segundo erro é não fazer a calibragem dos pneus. Com o tempo de uso e por causa das mudanças de temperatura e de altitude, a pressão interna dos pneus pode ser alterada. E isso traz muitos riscos ao motorista, como o aumento do consumo de combustível, perda de aderência e mais chances de um acidente.

Não verificar o fluido de freio

Os freios são componentes vitais para a segurança do motorista e precisam estar sempre em dia. Mas, tem gente que se esquece de verificar os níveis do fluido de freio e de fazer a checagem do conjunto. O resultado disso pode custar muito mais caro e você não está disposto a pagar. Então, confira o manual do proprietário para saber quando deve fazer a manutenção do freio do seu carro. Em geral, a maioria das montadoras recomendam a substituição do fluido de freios a cada dois anos, este intervalo ainda pode ser inferior em casos de condições severas de uso.

Além disso, a qualidade do produto também precisa atender suas necessidades. Na Motul, temos o RBF 700, feito para todos os tipos de freios hidráulicos e sistemas de embreagem que requeiram fluido sintético base não siliconada. Ele é uma ótima opção para as pistas, mas também para uso diário. Sua tecnologia avançada o certificou para uso em vias públicas, diferentemente de outros fluidos de competição.

Para mais informações sobre o fluido de freios, leia o artigo específico. E, não se esqueça que na Motul você encontra os fluidos que seu carro precisa.

Usar o limpador do para-brisa desgastado

Por fim, o último erro muito comum na manutenção do carro é se esquecer de substituir as palhetas do limpador de para-brisa. O conjunto se desgasta com o passar do tempo por conta da exposição ao sol, tempo e ao uso que causa o ressecamento da borracha. Em razão disso, o vidro pode se riscar comprometendo a visão do motorista e aumentando o risco de um acidente. Então, não caia nesse erro e fique sempre ligado no momento de trocar as borrachas do limpador de para-brisa!

E você, já cometeu ou anda cometendo algum dos erros que citamos? Compartilhe esse post com seus amigos e ajude a evitar essas situações. Também nos acompanhe no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de mais novidades e receber notícias como esta! 

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