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Chegou a hora de trocar o fluido de freio da sua moto? Descubra

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Não é novidade para ninguém que realizar a manutenção preventiva de um veículo é fundamental para prolongar sua vida útil. Devemos ficar atentos a todos os alertas de desgaste que surgem ao longo do tempo. Por isso, neste post, listamos os sinais de que chegou a hora de trocar o fluido de freio da sua moto!

Para que serve o fluido de freio?

Mas, antes de contar quais são os sinais mais comuns, vamos entender um pouco sobre o funcionamento do fluido de freio nas motos.

Este tipo de produto atua como fluido hidráulico entre o pedal/manete e os pistões do cáliper, ou pinça, de freio. Quando você aciona o freio (com a mão ou pé), são os pistões que recebem o comando. Eles transferem essa força para as pastilhas que pressionam o disco de freio, fazendo a desaceleração. O fluido de freio é usado justamente para transmitir a força capaz de gerar atrito entre as pastilhas e o disco de freio, de forma a reduzir a velocidade.

A degradação do fluido é uma coisa natural. No entanto, por uma questão de segurança, devemos sempre ficar atentos ao momento da troca e alguns sinais nos ajudam a identificá-lo.

Sinais de que chegou a hora de trocar o fluido de freio da moto

Em geral, o manual do proprietário indica o período para a substituição do fluido de freio em cada modelo. E, ainda que você não encontre a informação, a troca, segundo o Inmetro, na maioria dos casos, deve ser anual. No entanto, alguns fatores interferem na duração do óleo de freio e geram sinais como apontado a seguir. Vale lembrar que, se a sua moto está apresentando algum destes sinais, o sistema pode estar ineficiente e precisa de manutenção.

1. Falta de sensibilidade do manete

Um sinal muito claro de problema com o sistema de freio é a falta de sensibilidade do manete ao ser pressionado. Isso pode indicar a falta de fluido de freio, que ele está contaminado ou velho demais, o que representa risco para o piloto na hora de uma frenagem.

2. Freio esponjoso ou borrachudo

É aquela sensação de “esponjosidade” ou de que o freio está “borrachudo”. Neste caso, a alavanca/pedal é acionada, mas a potência de frenagem é inferior ou insuficiente. Isto geralmente acontece por conta da presença de ar no sistema, de forma a comprimir “bolsas de ar” indesejadas que interferem no acionamento dos pistões.

Recomendamos fazer a troca e sangria do fluido de freio para garantir bom funcionamento do conjunto.

3. Baixa eficiência de frenagem

Os sistemas de freio a disco possuem construção que, devido ao movimento dos pistões, facilitam a contaminação do fluido de freio, principalmente com exposição frequente a água e poeira.

A contaminação do fluido interfere diretamente em sua eficiência, já que altera propriedades e temperatura de ebulição do mesmo.

Se faz necessário identificar o estado do fluido e, em caso de troca, garantir que a recomendação do fabricante quanto às especificações sejam atendidas.

>>>Leia também: Fluido de freio – classes e características

4. Óleo no chão e na moto

Este não é necessariamente um sinal para a troca do fluido de freio da moto, mas sim para verificar se existe um vazamento no reservatório. A dica é sempre observar o chão da garagem e dos locais em que você estaciona para garantir que não existe um vazamento. Repare também na pintura da moto porque o fluido de freio pode danificar a parte estética, algo simples de notar.

Posso apenas completar o nível do fluido de freio?

Não!

O fluido de freio da moto precisa ser substituído completamente seguindo a indicação do manual do proprietário. Essa troca varia conforme o modelo, assim como o tipo de fluido indicado. Se você não souber qual produto usar na sua moto, pode consultar o nosso Guia de Aplicação. Disponível também no aplicativo Motul Expert na App Store e Google Play.

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