Dicas e Tutoriais

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5 coisas que você precisa saber antes de fazer uma trilha de moto

Motul

Para quem é viciado em adrenalina, fazer uma trilha de moto é um prato cheio. Mas, lidar com os desafios do off-road exige muita habilidade dos pilotos e também certos cuidados. Por isso, nesse post vamos listar algumas coisas que você tem que saber antes de fazer uma trilha de moto!

1. Use os pneus certos

Primeiramente, você tem que saber o tipo de estrada que vai enfrentar. Existem, pelo menos, três tipos de pneus:

  • On-road
  • Misto
  • Off-road

Cada um deles serve para um tipo de aventura. Por exemplo, os pneus on-road, por não possuírem cravos, não são próprios para vias de terra. Já os mistos podem ser utilizados no cenário de uma estrada de asfalto até a aventura na terra. Ao trocar o tipo de piso para terra batida, você pode diminuir cerca de 10% da calibragem do pneu original. Se a terra for um pouco mais fofa, baixe para 20%.

Mas, e se o terreno for ainda mais macio? Bom, nesse caso, é melhor optar pelos pneus off-road. Devido ao seu formato e construção, estes pneus não são permitidos nas vias públicas e devem somente ser utilizados em competições ou ambientes fora de estrada. A pressão de trabalho deve ser entre 10 a 15 lbs, a depender do tipo de solo, podendo chegar a 20 lbs, no caso das motocicletas de rally.

2. Escolha a moto com sabedoria

Se você é iniciante e é a primeira vez que faz uma trilha de moto, tem que ficar atento à escolha da sua parceira de aventura. Neste caso, a motocicleta.

Opte por um modelo com potência menor, como os de 250 cilindradas e motor 4 tempos. A experiência na pilotagem em terrenos difíceis conta muito, então não subestime a trilha e vá com calma, escolha com sabedoria a sua moto para não se colocar em risco. 

Caso tenha mais experiência e a moto inicial sofre para transpor obstáculos, então, está na hora de migrar para uma 300 cilindradas 2 tempos ou 450cc 4 tempos.

3. Leve os equipamentos necessários

Fazer uma trilha de moto não é a mesma coisa que dar um passeio na cidade ou nas estradas. Você tem que se preocupar com várias situações e, por isso, alguns equipamentos são indispensáveis.

  • Botas;
  • Luvas;
  • Capacete;
  • Óculos;
  • Joelheira;
  • Cotoveleira;
  • Colete;
  • Colar cervical.

A segurança é sempre um ponto de atenção, então não dê bobeira na hora de cair na trilha com sua moto. Além disso, não esqueça de levar água e um lanchinho se o passeio for longo, para evitar a fadiga e desidratação.

4. Adapte sua moto

Bom, agora que você já escolheu a moto, o pneu e colocou todos os equipamentos, hora de ir, não é?

Errado!

Mesmo que tenha escolhido a moto correta para a trilha, você tem que garantir que ela seja perfeita para a pilotagem. A primeira coisa a fazer é substituir as pedaleiras de borracha por um metálico e com cravos de modo a evitar escorregões em situações que a bota esteja molhada ou suja de lama.

Agora, sobre os pedais, é importante que os ajuste para dirigir em pé. Lembre-se que as motocicletas são preparadas para que você dirija sentado, mas, nas trilhas, a pilotagem acontece de pé e, por isso, devemos deixá-los em condições de serem acionados com facilidade.

Outro item a ser instalado são os protetores de mão, que irão prevenir que galhos e plantas atinjam suas mãos.

Por fim, você deverá fazer mais dois ajustes de posição: no banco e no guidão. Enquanto o primeiro precisa ficar o mais baixo possível, para que você alcance o solo com facilidade, o segundo deve aumentar de altura para que você possa pilotar a moto em pé.

5. Realize a revisão antes de fazer uma trilha de moto

Assim como antes de toda viagem, você precisa fazer uma revisão e, talvez, uma manutenção no seu veículo, seja ele qual for. Mas, no caso das trilhas, cabe uma atenção especial. Terrenos off-road desgastam mais os componentes da motocicleta e, por isso, eles precisam estar em perfeitas condições.

Primeiramente, quando escolher o tipo de pneu, verifique seu estado e faça a calibragem correta para o solo em que vai andar. Depois, é a hora de checar os freios. Veja como está o nível do fluido e se os componentes estão funcionando corretamente. Devido a motocicleta ser utilizada constantemente em ambientes úmidos, como a transposição de rios, há uma maior contaminação do fluido de freio, e consequentemente, um encurtamento da sua vida útil.

A suspensão também sofre muito nas trilhas. Por isso, a Motul conta com o Fork Oil Factory Line, uma linha de lubrificantes para suspensão. Geralmente, recomendamos as duas menores viscosidades, 2.5W e 5W para motos de off-road importadas e 10W para as nacionais.

Para lubrificação do motor, recomendamos a utilização dos lubrificantes com éster na composição, visto que o regime de uso é severo e há o objetivo de extrair performance aliada a proteção dos componentes internos. O éster, por ser um óleo básico polar, formará uma película de óleo mais estável e resistente à ruptura, além de diminuir o atrito. Dentro da nossa linha, temos o 300V e 300V², 7100 e 5100 em diferentes viscosidades para atender todos os modelos de motocicletas.

Se a moto possui um motor 2 tempos, as linhas 800, 710 e 510 são as mais indicadas. O Motul 800 foi desenvolvido em parceria com as equipes do mundial de motocross para extrair uma potência além dos lubrificantes tradicionais. Devido a sua formulação especial, o 800 somente pode ser utilizado no sistema de pré-mistura com o combustível, independentemente do motor ser carburado ou contar com o sistema de injeção eletrônica.

Há modelos de motocicletas em que a lubrificação da caixa de câmbio é separada da lubrificação do motor. O benefício deste sistema é evitar que a contaminação do desgaste da embreagem circule pela lubrificação do motor. Para motores com compartimentos separados, a linha Transoil Expert 10W-40 garante a lubrificação e a proteção das engrenagens do câmbio.

Por último, mas não menos importante, a transmissão. O uso das motocicletas na terra pode fazer com que a sujeira do solo vá em direção à corrente, desgastando o conjunto da transmissão. Então, para que isso não aconteça, use o C3 Chain Lube Off-Road. O produto tem uma aditivação especial que repele a maior parte da terra acumulada, garantindo menor deterioração do conjunto coroa, corrente e pinhão.

Mas, se você estiver em dúvida sobre qual produto usar em sua moto, consulte o manual do proprietário. Você também pode conferir em nosso Guia de Aplicação ou através do aplicativo Motul Expert, disponível para Android e iOS.E, então, pronto para cair na trilha? Esperamos que nossas dicas te ajudem nessa aventura. Não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook para mais dicas como esta!

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