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Motociclismo off-road: conheça as diferentes modalidades

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O motociclismo off-road possui diversas modalidades e isso gera uma verdadeira confusão em quem não as conhece, mas, vamos esclarecer todas as dúvidas nesse post. Aqui, falaremos sobre modalidades do off-road que você precisa conhecer.

O que é off-road

O motociclismo se divide em dois grupos de acordo com o lugar onde a disputa acontece: off-road e on-road. No off-road, as provas são fora da estrada, em circuitos de terra ou terrenos “acidentados”. No segundo, as disputas são sobre o asfalto, em autódromos. Então veja abaixo quais são as modalidades de competição off-road.

Competições off-road existem resistência e habilidade dos pilotos
Crédito: Fotop

Motocross

O motocross é talvez a modalidade off-road mais famosa da lista e surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 20, tornando-se popular nos anos 50 e 60. As provas são disputadas em pistas fechadas, em terreno de terra e molhado, com percursos que chegam a 1,5km. Tradicionalmente as corridas contam com, no máximo, 40 pilotos, e duram de 20 a 45 minutos.

Supercross e Arenacross

No supercross, as pistas de terra são montadas em ginásios ou estádios e têm até 1km de extensão. Já no arenacross, elas têm até 400m, sendo uma versão menor da supercross. Mas, ambas as categorias exigem muito dos pilotos e das motocicletas, com rampas mais íngremes que as do motocross em verdadeiras arenas que deixam o público ainda mais próximo dos pilotos.

Supermoto

Supermoto é uma categoria que nasceu nos EUA, na década de 70, e mistura elementos do motocross e motovelocidade, ou seja: é disputada em um circuito misto entre asfalto e terra. As provas acontecem em circuito fechado e contam com 20 pilotos que usam as motos do motocross com pneus para asfalto.

Freestyle Motocross

O FMX (Freestyle Motocross) é uma categoria que se destaca pela plasticidade. Nela, os pilotos não disputam para serem os mais rápidos e sim, para fazer as manobras mais difíceis e que levam o público ao delírio. Dessa forma, as provas contam com rampas e saltos de metal e de terra para proporcionar aos competidores uma sequência de manobras que é cronometrada. No final, os juízes dão nota considerando o nível de dificuldade da manobra e a sua execução, o melhor uso da pista e a reação do público. 

Dentre as modalidades do off-road, as motocicletas de FMX recebem um acessório único, o “Flip Lever”. Este acessório é preso ao guidão da motocicleta e pode ser recolhido. Ao realizar um backflip ou uma variação da manobra, o componente trava para os braços do piloto de modo que limite a rotação dele em relação a motocicleta.  

Enduro FIM e de Regularidade

As provas de enduro se dividem entre velocidade (FIM) e regularidade. No Enduro FIM, o percurso é criado dentro de trilhas sinalizadas e é cronometrado, o mais veloz é o vencedor. Já em regularidade, o piloto que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida no percurso que varia entre terra e asfalto, vence. Por isso, na categoria enduro, a resistência do piloto é fundamental!

Hard Enduro

O hard enduro, como o nome sugere, é a categoria mais difícil do enduro. Nela, os competidores encontram mais obstáculos na trilha e ainda têm que usar o GPS para navegar e ir até os Postos de Controle definidos pelos organizadores. Nessa competição, a exemplo do FIM, os pilotos largam em intervalos e vence aquele que terminar a corrida em menor tempo. Mas, é preciso que eles passem por todos os Postos de Controle obrigatórios. 

A Motul é a patrocinadora oficial do Roof of Africa, uma prova de Hard Enduro que acontece desde 1967 em Lesoto, sendo uma das mais tradicionais do calendário.

Cross Country

No cross country as provas são parecidas com a do enduro FIM e o objetivo é o mesmo: concluir o circuito no menor tempo possível. Mas, neste caso, são mais curtas, o que pode tornar maior o número de voltas.

Sertões é uma das competições off-road mais famosas do mundo
Crédito: Fotop

Contudo, existe ainda o rally cross country, e este sim, se difere um pouco mais do enduro FIM. Ainda que o objetivo seja terminar a prova no menor tempo, nesta modalidade, as dificuldades são ainda maiores. Os pilotos precisam “navegar” para encontrar os Postos de Controle num trajeto mais longo e em linha, que dura, ao menos, 3 dias. Por isso, eles precisam acampar e continuar a disputa no dia seguinte, diferente do enduro.

Entre as competições mais famosas do rally cross country estão o Rally Dakar e o Sertões, que, inclusive, contam com o patrocínio máster da Motul. A edição de 2021 teve a presença dos experts em toda a competição, dando o apoio técnico para as equipes e realizando muitas outras ações. 

Trial

Um pouco semelhante ao freestyle em que os pilotos não são avaliados pela velocidade, mas pela dificuldade das manobras, no trial, eles são penalizados ao tocarem o pé no chão para superar um obstáculo. Essa categoria é dividida em outdoor e indoor, sendo a primeira realizada em espaços abertos, que usam obstáculos naturais, como cachoeiras, pedras, travessias de troncos e muito mais.

Enquanto isso, no indoor, as provas são feitas em lugares fechados, como estádios, onde todos os desafios são montados e envolvem caçambas, troncos, pedras e outros.

Trilha

Por fim, a trilha que não é uma competição, e sim uma prática de lazer. Muitos amantes de aventura realizam trilha com os amigos para se divertir, geralmente com suas motos ou até mesmo quadriciclos.

Produtos

Em todas as modalidades do off-road, a suspensão realiza o papel vital de manter os pneus em contato com o chão o maior tempo possível, garantindo, assim, uma maior aceleração e controle da motocicleta. 

Para isso, a Motul conta com o Fork Oil Factory Line, a linha de lubrificantes para suspensão de alta performance 100% sintética. Oferecido nas viscosidades 2.5W, 5W, 7.5W e 10W, sendo as duas menores viscosidades as comumentes aplicadas em suspensão off-road.

Outro produto especialmente desenvolvido para atender a demanda de amortecimento constante ao longo do calor e de várias horas consecutivas de uso é o Shock Oil. Sua formulação com tecnologia Technosynthese® de base Éster e altíssimo índice de viscosidade VI400 garantem efeito multiviscoso para melhor desempenho de absorção suave enquanto a temperatura varia na suspensão.

Devido às motocicletas off-road andarem na terra, partículas de barro e sujeira são lançadas em direção à corrente. Se os pilotos utilizassem um lubrificante comum, parte destas sujidades ficariam aderidas ao lubrificante, desgastando os componentes da transmissão. Com o foco em aplicações fora de estrada, o C3 Chain Lube Off-Road possui uma aditivação especial capaz de repelir a maior parte da terra acumulada no lubrificante, garantindo menor deterioração do conjunto coroa, corrente e pinhão.

Experts Motul em ação no Sertões 2021, competição off-road patrocinada pela Motul
Crédito: Fotop

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