Quem está sempre de olho nos lançamentos da indústria automobilística adora conhecer as novidades que chegam ao mercado. No entanto, para que alguns modelos tenham espaço, outros precisam ceder o seu lugar. Então, nesse post, vamos dar adeus aos carros e as motos que saem de linha em 2023.
A Chevrolet é a marca que mais conta com veículos que deixarão de ser fabricados em 2023, com modelos conhecidos pelo público na lista. Entre eles, o destaque fica para os novos Chevrolet Bolt e Bolt EUV, que desembarcaram no Brasil em maio de 2023, mas já darão lugar a uma nova proposta de modelos elétricos.
A fabricante americana também resolveu acabar com a participação no segmento de médios e, por isso, deu fim a dupla Chevrolet Cruze e Cruze Sport6, modelos hatch e sedã, também estão de partida.
Outro modelo popularmente conhecido, o Chevrolet Camaro, também está com os dias contados. Apesar da fama, o veículo não vem tendo bom desempenho nas vendas e está dando adeus.
Mas, além dos veículos da montadora americana, outras fabricantes também resolveram encerrar a produção e comercialização de seus carros no Brasil. É o caso do Renault Captur, o SUV compacto que sofreu com a guerra na Ucrânia. As peças vinham da Rússia, mas com o encerramento das operações na região, a fabricante francesa decidiu não realizar a produção destes componentes no Brasil.
Outro modelo que está se despedindo é o Kia Cerato, pelo menos momentaneamente. A fabricante sul-coreana interrompeu as vendas do Cerato no Brasil, mas já estuda uma maneira de retornar para o país.
Há também outros modelos como o Jaguar F-Type, e o Ford Mustang que não serão mais comercializados no Brasil após as vendas das unidades em estoque. Dessa forma, a lista de carros que darão adeus em 2023 tem:
Mas não são apenas modelos de carros que estão se despedindo. Seja pelas novas exigências do mercado, com a chegada do Promot M5 (Programa de Controle de Poluição por Motocicletas, Motociclos e Ciclomotores), que dá fim às motos com carburadores, seja pela baixa das vendas, vários modelos de motocicletas estão saindo de linha no país.
A conhecida e popular Honda CB 250F Twister é a primeira que, desde a virada do ano, já não está mais disponível no site da montadora japonesa. A boa notícia é que o modelo foi apenas substituído por uma versão mais moderna, a Twister CB 300F Twister. Ainda na Honda, os modelos SH 300 e SH 150i também saíram de linha no início de 2023.
Outra motocicleta que se despede em 2023 é a Dafra Horizon 150. A custom da montadora brasileira já não pode ser mais encontrada e a marca segue renovando suas linhas com a promessa de trazer novos modelos em parceria com montadoras asiáticas.
Além dos modelos mais populares citados, a Agility 16+ 200i, da Kymco, não conquistou o público brasileiro e por isso está dando adeus ao mercado nacional. Ainda assim, a marca continuará fornecendo peças para o modelo.
Por fim, as exigências da Promot M5 colocam em risco principalmente os modelos da Shineray, que usa carburadores em praticamente todas as motos à venda no Brasil. A marca deverá se adequar aos critérios sustentáveis para continuar as operações.
As motos que saem de linha em 2023, portanto, são:
E aí, vai sentir saudade de algum desses modelos de carros e motos que saem de linha em 2023? Continue acompanhando nossos posts para ficar por dentro de mais novidades do setor!