Produtos

Produtos

Workshop Range – A linha profissional de produtos para manutenção

Marcelo Ricardo Rocha
Engenheiro Técnico

Você conhece a linha Workshop Range? Ela possui 5 produtos para usos que vão desde a limpeza de peças metálicas, lubrificação de mecanismos até o acabamento do veículo. A linha conta com embalagens exclusivas de 750mL, contra 400mL da linha MC Care. Foi feita para profissionais que buscam a máxima performance quando o assunto é manutenção e, neste texto, falaremos sobre quando e como aplicar os produtos!

Brake Clean

Quando acionamos os freios do veículo, o atrito da pastilha contra o disco gera uma abrasão na pastilha. Grande parte das partículas se desprendem do sistema, mas uma parcela se acumula no conjunto de freio e na roda. Por isso, vemos as rodas dos carros ficarem mais escuras ao passar meses sem limpá-las.

Uma roda suja influencia apenas na estética do veículo, no entanto, um freio sujo compromete a performance e, consequentemente, a segurança. Os resíduos da pastilha ficam nas ranhuras do disco, com isso, ao utilizar o freio, haverá uma partícula sólida deslizando entre as superfícies da pastilha e do disco. Estes fragmentos se parecem com aqueles de quando introduzimos grafite em pó (lubrificante em estado sólido) para diminuir a resistência do movimento da chave na fechadura.

O Brake Clean consiste em um desengraxante concentrado sem cloro na composição, com secagem super-rápida. Aplicando o produto diretamente no disco de freio e na pastilha, todo o resíduo, juntamente com a gordura, some. Sua secagem super-rápida foi feita para não deixar material nas superfícies, não necessitando esfregar ou passar outro produto após a aplicação.

Devido à alta concentração, o produto não deve ser aplicado diretamente em superfícies plásticas e pintadas fora da fábrica, pois o produto pode danificar o verniz, alterando a coloração. 

Brake Clean em uso

Nas competições, as equipes patrocinadas Motul utilizam o Brake Clean antes dos treinos classificatórios e das corridas para garantir o máximo desempenho do sistema, possibilitando assim alcançar o lugar mais alto do pódio.

Parts Clean

Desenvolvido para ser um desengraxante de uso geral, o Parts Clean complementa a linha Workshop Range. Sua formulação é compatível com plásticos e elastômeros, assim podemos usá-lo em componentes do motor, suspensões e sistemas mecânicos.

Pulverize o produto nas regiões necessárias e aguarde alguns segundos para ter a peça limpa.

O Parts Clean é um dos produtos para manutenção mais indicados do mercado.
Aplicação do Parts Clean durante prova da MotoGP

Intake Clean

Com a utilização do motor, há o acúmulo de graxa e resíduos de combustível no sistema de admissão. O corpo de borboleta, também conhecido como TBI, é a região com maior concentração desta carbonização. Uma vez que a peça apresente grande contaminação, o incorreto funcionamento do sistema acontecerá, impactando em oscilações na marcha lenta e aumento do consumo de combustível.

Então, com o motor desligado, você precisa desmontar o filtro de ar e aplicar o Intake Clean na tubulação de admissão de ar. Inspecione o corpo de borboleta para verificar a concentração de sujidades. Mas, se for necessário, desmonte-o e aplique o produto diretamente sobre a peça. Após 10 minutos da aplicação nos componentes, ligue o motor e borrife diretamente no corpo de borboleta. A admissão sugará o produto para dentro do motor, limpando assim os dutos internos e a válvula de admissão.

Você pode usar o Intake Clean de modo preventivo a cada revisão anual. Além disso, também pode aplicar de modo corretivo, quando o sistema apresentar mau funcionamento.

EZ Lube

O EZ Lube é um fluido lubrificante multiuso e recomendado para inúmeras aplicações em carros, motocicletas, barcos e bicicletas. Ele pode ser aplicado diretamente em mecanismos móveis, alavancas, cabos e eixos de freio. O produto desengripa o mecanismo e garante uma lubrificação prolongada. Após o uso, a camada de lubrificante ajuda a prevenir a oxidação, assim como um novo engripamento dos componentes.

Aplicação do EZ Lube durante o Rally Dakar

Shine & Go

Com ampla gama de aplicações, o Shine & Go deve ser utilizado nas superfícies plásticas para dar brilho e realçar as cores após o veículo ser revisado. Sua formulação a base de silicone seca uniformemente e deixa um filme protetor antiaderente de longa duração. Dessa forma, ele protege a pintura e o verniz, além de repelir a água e a sujeira.

Aplique o produto em plástico, carenagens, superfícies pintadas, painéis, para-lamas, espelhos laterais e motores a uma distância de 25 cm e deixe secar por dois minutos. Após o tempo de secagem, passe um pano macio em movimentos circulares para dar um acabamento perfeito. Mas atenção: não aplique o produto sobre o volante e pedais em carros ou sobre manoplas e assentos da motocicleta!

E então, gostou dessas dicas? Compartilhe esse post e nos acompanhe no Facebook e Instagram para ver mais notícias como essa!

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO