Carros

Carros

Track Day: saiba o que é e como participar

Motul

 

O track day, na tradução literal “Dia de Pista” é um evento que acontece em autódromos, kartódromos ou pistas fechadas, em que os motoristas pilotam os seus carros ou motos no limite do desempenho, mas com segurança e dentro da lei. Hoje, esse tipo de evento ajuda até mesmo a formar novos pilotos de competição, tanto profissionais quanto amadores. 

Bom, agora que você já sabe que track day é um evento em que os entusiastas podem usar seus carros e motos para correr em pistas de competição, falaremos sobre o que é preciso para participar de um.

Inscrição

A primeira coisa que precisa saber é qual pista e em qual cidade acontecerá o track day. Para isso, acesse a página oficial dos organizadores do evento e confira os calendários. Depois, para fazer a sua inscrição, entre em contato com os organizadores. Lembre-se que é extremamente importante ler o regulamento completo!

Segurança

Em praticamente todos os eventos de track day é possível usar qualquer tipo de automóvel ou motocicleta, mas existem regras de segurança que você deve seguir, sobre as quais falaremos adiante.

O princípio do track day é permitir que os motoristas corram em pistas e autódromos de competição, levando seus veículos ao máximo, mas com segurança. Por isso, é necessário usar alguns itens e seguir determinados protocolos. A conferência dos itens de segurança deve ser feita antes mesmo de iniciar a revisão da parte mecânica do veículo.

Quais ajustes preciso fazer no meu carro e quais equipamentos devo utilizar?

1- Cinto de segurança

Obviamente, o cinto de segurança é o primeiro item da lista. Afinal de contas, nesse tipo de evento em que os carros são levados ao limite, os motoristas estão mais sujeitos a riscos de acidentes. Em caso de modificação do cinto de segurança do veículo, atente-se às regras de instalação e a validade do equipamento. Uma vez que o cinto de competição foi utilizado em um acidente grave, ele deverá ser substituído

2- Capacete

Tanto para pilotos de moto quanto para o carro, o uso de capacete é obrigatório no track day. O acessório é fundamental para reduzir o impacto no caso de um acidente e determinante para salvar vidas. Então, não se esqueça dele. Opte por capacetes fechados e sempre dirija com a viseira abaixada.

3- Luvas

As luvas não são itens obrigatórios em track days automotivos, porém, é um investimento benéfico de ser feito, pois aumentará a aderência da mão do piloto ao volante.

4- Bancos

As condições do banco e a correta fixação são essenciais para a segurança dos motoristas, além de ajudar na estabilidade em alta velocidade. 

Ajuste o banco em uma posição ergonômica e confortável para pilotagem. Nossa dica é levar o banco para trás até que a perna esquerda, ao apertar toda a embreagem, fique levemente dobrada. Ajustar o banco com a perna toda esticada te levará a fadiga precocemente e deixará as trocas de marchas lentas. Um banco muito a frente fará com que as pernas permaneçam muito dobradas, podendo atrapalhar o piloto na hora de esterçar em uma curva mais fechada. 

Com a distância do banco ajustada, é hora de acertar a inclinação do encosto. Acentos muito reclinados deixam o seu ombro distante do volante, e consequentemente, os braços ficarão esticados, o que dificultará o rápido esterçamento. Nossa dica é levantar o encosto até que os pulsos toquem a parte mais alta do volante (posição “12h” do relógio). Esta é a distância correta para que os braços fiquem levemente arqueados ao virar o volante.

5- Itens soltos no veículo

Retire todos os itens que estiverem soltos no automóvel para evitar distrações e acidentes. Além disso, quanto menos coisas estiverem no veículo, mais leve ele ficará, o que poderá ajudar a alcançar maiores velocidades.

6- Farol e sinalizações

Assim como nas ruas, a sinalização é muito importante. Imagine, por exemplo, uma parada nos boxes. Se você não sinalizar a intenção de sair da pista, os veículos seguintes que estão em alta velocidade podem se chocar ao seu.

Quais ajustes necessito fazer na minha moto e quais equipamentos devo utilizar?

As motocicletas podem ir para a pista com a mesma configuração que são utilizadas nas vias, entretanto, é conveniente remover algumas peças para diminuir o peso e o custo de reparo em caso de queda.

1- Espelhos e setas

Durante o track day, você não precisa consultar o espelho para realizar uma ultrapassagem, então este item não possui utilidade durante a volta rápida. 

Em um cenário em que haverá uma ultrapassagem, o piloto mais lento não deve mudar a sua trajetória. É o mais rápido que possui a responsabilidade de encontrar um local para realizar a manobra com segurança. Em caso de queda, os danos a espelhos e setas são iminentes. Por isso, recomendamos que você os remova para garantir a integridade dos acessórios.

2- Apoio lateral

Nas competições, é proibida a utilização de apoio lateral (“pezinho”) nas motocicletas, visto que, em caso de acidente, a peça pode se desprender da moto e ficar na pista. Uma peça solta na pista é passível de gerar um novo acidente. Caso tenha um cavalete, remova o apoio lateral. Além de não danificar a peça, você deixará a motocicleta mais leve.

3- Carenagens

Se você usa a moto frequentemente em track days, um segundo jogo de carenagens é aconselhável para não danificar a original. Em kartódromos é permitido o uso da motocicleta sem as carenagens.

4- Capacete

Assim como no track day de carros, aqui, o capacete também é um item de segurança primordial em utilização nas pistas. Ele deve ser do tipo fechado e deve estar dentro do prazo de validade do fabricante. Após uma queda em que teve choque do capacete com o asfalto, ele deve ser aposentado. Neste tipo de impacto, parte de sua estrutura se deforma para absorver a energia e não transmiti-la ao condutor.

5- Macacão, botas e luvas

Todas as vestimentas devem ser de couro devido a sua resistência à abrasão. No momento da escolha do macacão, opte por um modelo do tipo “peça única”. Macacões duas peças são convenientes para utilização em uma viagem, já que ele desconecta a jaqueta da calça para utilização da vestimenta fora da moto. Mas, esta conexão, comumente feita por zíper, pode não resistir ao atrito e se desprender, expondo e desprotegendo parte do corpo do piloto.

Briefing

O briefing é uma reunião em que os pilotos recebem instruções e informações gerais sobre o track day, como horários, cronograma, dicas de cuidado e segurança. Geralmente,  só é possível participar do evento se comparecer ao briefing. Então, não vacile nesse ponto!

Cuidados antes e depois do track day

Os track days são ótimas oportunidades para os motoristas testarem ao máximo o potencial de seus veículos, até por isso, o desgaste dos componentes acaba sendo muito maior quando comparado ao uso diário. Dessa forma, recomendamos que sejam feitas algumas manutenções antes e depois do evento:

Fluidos

Verifique todos os fluidos do veículo:

Na dúvida sobre qual produto usar? Acesse nosso Guia de Produtos e descubra qual é o produto adequado para o seu veículo!

Óleo do motor e transmissão

A utilização do veículo em um dia de track day é severa, com isso o intervalo reduzido deve ser respeitado. Caso os lubrificantes já tenham ultrapassado 50% do período de uso, recomendamos realizar a substituição. 

No momento da troca, opte pela linha 300V, que possui tecnologia ESTERCore®. Seu desenvolvimento prioriza a utilização de ésteres como óleos básicos da composição, com isso, há um menor atrito hidrodinâmico em todos os regimes de utilização, garantindo assim maior potência para o motor.

Potência verificada em teste em dinamômetro de bancada em comparação com outros 4 óleos de fabricantes distintas.

Freios

Antes do track day, não se esqueça de checar a data da última troca do fluído de freio. Os fluidos sintéticos, padrão DOT, são fluídos higroscópicos, ou seja, absorvem água presente na umidade do ar e, com isso, a temperatura de ebulição é reduzida. Com a menor temperatura de ebulição, a probabilidade de os freios superaquecerem, provocando o “fadding” é maior. De modo a evitar este fenômeno, substitua o fluido de freio por um novo. Se possível, faça o upgrade dentro de nossa linha para ter uma maior resistência à temperatura de trabalho do sistema. Dica: durante o evento, intercale voltas rápidas com voltas lentas para garantir o resfriamento de todos os sistemas.

Escala de performance da linha de fluido de freio da Motul

Outro item fundamental para o bom desempenho na pista e para a segurança são as pastilhas de freio, que, se estiverem com meia vida ou menos, o ideal é fazer a substituição do conjunto. Passado o grande dia, verifique o estado novamente e, se necessário, substitua para sua segurança.

Suspensão

A manutenção correta da suspensão da motocicleta garante segurança e conforto no uso diário. Antes do track day, realize a manutenção do sistema, substituindo o óleo antigo por um novo. Escolher o produto correto e o volume adequado restaurará o comportamento da suspensão aos padrões originais, garantindo aderência do pneu ao solo. Um fluido envelhecido tornará o movimento da suspensão mais lento, reduzindo momentaneamente a carga no pneu, e consequentemente a sua aderência.

Recomendamos aplicar a linha Fork Oil Factory Line, que é 100% sintética, nos garfos e o Shock Oil Factory Line no amortecedor traseiro. A linha Factory Line entregará a melhor performance da suspensão e maior resistência à variação da viscosidade em função da temperatura. Isto proporciona ao piloto uma condição única de amortecimento em todas as voltas do evento.

Arrefecimento

O líquido de arrefecimento, assim como os fluídos de freio e suspensão, envelhece no sistema. Para garantir uma boa troca de calor, limite de temperatura de trabalho e proteção a corrosão, substitua o fluido antigo por um novo. 

No momento da troca, opte por adicionar 5% do volume total de Mocool (50mL de Mocool para cada 950mL de Auto Cool ou Moto Cool). A adição de Mocool no sistema aumentará a troca de calor do fluído de arrefecimento, diminuindo em até 15°C a temperatura de trabalho em cenários de superaquecimento.

Alinhamento

O alinhamento das rodas do carro garante o máximo de grip para aquela geometria. Caso tenha mais conhecimento técnico, é possível alterar o alinhamento para extrair mais aderência dos pneus em relação a configuração original do carro. Após o dia de pista, retorne para a configuração original para não gastar os pneus no uso diário.

Pneus

Nesse tipo de evento, os pneus acabam sendo castigados. Por isso, todo cuidado é pouco! O ideal é que os pneus tenham meia vida ou mais, pois eles serão mais exigidos neste momento. Também é importante checar a calibração. Comece o evento com a calibragem recomendada pelo fabricante do veículo. Pneus mais murchos geram maior aderência, entretanto, não se deve ultrapassar o limite mínimo de pressão para não danificar a carcaça dos pneus. 

E então, já está pronto para um track day? Curta essa publicação e compartilhe com os amigos. Quem sabe não nos vemos por aí em um track day?! Nos acompanhe no Facebook e Instagram para ver mais conteúdos como este. 

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO