Motos

MC CARE – Linha P

Vitor Reis
Engenheiro Técnico | Publicado em: 19/06/2020

A linha MC CARE foi desenvolvida especialmente para os apaixonados por duas rodas. Qualquer um pode aplicar os produtos com o auxílio de um simples pano de microfibra ou uma escova. O objetivo é que seja um processo rápido e fácil para deixar a sua motocicleta sempre nas melhores condições para uso. A linha é dividida em categorias:

  • Linha A – Manutenção do filtro de espuma sintética
  • Linha C – Manutenção da corrente de transmissão
  • Linha E – Cuidado externo da motocicleta
  • Linha M – Cuidado com o motociclista
  • Linha P – Manutenção dos componentes

Linha P (peças)

Produtos da linha MC CARE

Especialmente desenvolvida para auxiliar na limpeza e manutenção dos componentes da motocicleta.

Motul MC Care

CARBU CLEAN

P1: Motul Carbu Clean - Linha MC CARE

Vantagens

  • Remover depósitos, vernizes e outros resíduos de combusta do corpo de borboleta, bicos injetores, cubas, boias e tubos de admissão;
  • Dissolve rapidamente todos os depósitos e vernizes;
  • Estabiliza a marcha lenta do motor;
  • Melhora as acelerações.
P1: Motul Carbu Clean em ação.

O carburador é o componente que realiza a mistura do ar com o combustível, que vai ser queimada em seguida na câmara de combustão. Se esse componente não estiver limpo, a mistura não será realizada com eficiência e uma quantidade maior de combustível ou ar será alimentada, prejudicando o desempenho da motocicleta. O consumo de combustível será alterado e danos ao motor podem ser causados. Por conta disso, é indispensável que o carburador esteja sempre limpo e revisado.

Desmontagem do Carburador:

Primeiro é necessário bloquear o fluxo de combustível, trocando a alavanca de posição. Então, desconecte todas as conexões, acionamentos e braçadeiras do carburador. Espere um pouco até que o combustível residual decante ou ainda melhor, antes de iniciar a desmontagem, deixe a moto ligada com o fluxo fechado para que todo o combustível seja consumido.

Esse procedimento de esgotamento do combustível pode ser praticado sempre que possível para que o carburador fique livre de incrustações causadas pelo envelhecimento do combustível.

Outra dica importante é fotografar todos os passos da desmontagem para não haver dúvidas na remontagem. Alguns carburadores possuem um dreno para o combustível com a finalidade de auxiliar no procedimento. Limpe toda a parte externa antes da desmontagem para retirar a sujeira e óleo que podem contaminar a parte interna do carburador.

Muita atenção na hora de iniciar a desmontagem do carburador, pois existe um número razoável de peças pequenas. Esteja sempre com o manual de serviço em mãos, separe-as corretamente e tire fotos para garantir a remontagem.

Para retirar a tampa, desrosqueie os parafusos com cuidado, pois todos os componentes são delicados. Com o carburador desmontado, aplique o Motul P1 Carbu Clean em todas as peças, em seguida, inspecione principalmente os o-rings de borracha e, caso estejam danificados, é melhor substituí-los. O etanol pode danificar diversos componentes, principalmente os de borracha, então substitua o maior número possível. Cuidado com ferramentas de limpeza, pois elas podem causar danos, dê sempre prioridade para um bom produto químico compatível com os itens do carburador.

Após a limpeza e substituição das peças danificadas, basta remontar o carburador e conectá-lo na moto novamente. Lembre-se de utilizar combustíveis de alta qualidade sempre que possível.

Caso seja um corpo borboleta, também é necessário desconectar todas as conexões ou acionamentos. Em seguida, retire o componente da motocicleta, coloque-o na bancada e aplique o Motul P1 Carbu Clean diretamente no corpo para garantir que toda a carbonização seja retirada. Então, remonte o componente na motocicleta.

BRAKE CLEAN

P2: Motul Brake Clean - Linha MC CARE

Vantagens

  • Retira os resíduos do desgaste dos freios e da embreagem;
  • Auxilia na desmontagem de motores, alavancas, peças do sistema de freio, mecanismos da embreagem e amortecedores;
  • Remove resíduos de óleo, graxa e asfalto;
  • Evapora rapidamente sem deixar marcas;
  • Não causa nenhum prejuízo à eficiência do sistema de freio;
  • Não é necessário esfregar para retirar a sujeira.
P2: Motul Brake Clean em ação

O freio da motocicleta é o item de segurança mais importante, pois não adianta acelerar se ela não pode parar. O disco e pastilha devem estar sempre limpos e secos. Os fluidos da motocicleta e sujeiras das ruas aderem constantemente nos componentes do freio, prejudicando o seu desempenho.

Até mesmo depois da lavagem, resíduos do produto de lavagem fica, impregnados no freio. Por conta disso, é muito importante limpar os componentes (pinça, pastilha e disco) do freio com um produto específico. Ele não pode conter oleosidade e deve possuir o poder de retirar todos os tipos de sujeira e óleo. Além disso, o produto deve secar rapidamente para não prejudicar a frenagem após a sua aplicação. O Motul P2 Brake Clean, além de ser ótimo para a limpeza do sistema de freio, também é um limpador de contato.

O sistema de freio pode ser limpo montado, aplicando o produto específico por todo a sua superfície, ou desmontado. Lembrando que a manutenção do freio inclui a inspeção dos componentes, então verificar, principalmente, a pastilha e a condição do fluido de freio é indispensável. Se a pastilha tiver menos de um terço do material aderente, é melhor trocá-la para evitar problemas durante a condução da moto. O fluido de freio precisa apresentar um ponto de ebulição compatível com o limite da norma DOT solicitada pelo manual da motocicleta e caso estiver abaixo, deve ser trocado independente do tempo de uso.

TYRE REPAIR

P3: Motul Tyre Repair - Linha MC CARE

Vantagens

  • Repara e infla o pneu imediatamente sem ferramentas de remoção;
  • Produto a base de látex: não causa danos ao pneu ou à câmara de ar;
  •  Permite a condução do veículo por centenas de quilômetros;
  • Frasco resistente ao impacto.
P3: Motul Tyre Repair em ação.

O produto para reparação do furo em pneus é um item de segurança, principalmente para as motocicletas, que não possuem estepe. Em uma viagem longa, internacional ou até mesmo pelo sertão do Brasil, um pneu furado pode prejudicar de forma irreparável a viagem, pois a segurança e saúde podem estar em jogo caso o dano ocorra em um local inóspito. Na cidade, um pneu furado pode custar um dia de trabalho e um gasto elevado com o guincho. Por conta disso, a Motul desenvolveu o P3 Tyre Repair, que repare e infla pneus com câmara ou sem câmara.

É muito importante seguir a forma correta de aplicação para que o produto apresente o desempenho desejado.  

EZ LUBE

P4: Motul EZ Lube - Linha MC CARE

Vantagens

  • Lubrifica mecanismos, alavancas, cabos, pivôs de freio, cabos de embreagens, correntes de bicicleta e outros;
  • Protege contra corrosão através de uma película protetora: motores, tubos de escapamento, chassis de motocicletas fora-de-estrada, motores de popa, peças metálicas expostas e outros;
  • Evita a umidade em: circuitos elétricos, plugues, cabos e conectores em motores de partida e outros;
  • Evita o engripamento de: porcas, cabos, sistemas mecânicos oxidados e outros.
P4: Motul Ez Lube em ação.

As motocicletas mais modernas já contêm grande parte de suas peças, principalmente as carenagens, fabricadas em plástico. Porém, a maioria ainda é metálica e sua exposição ao ar atmosférico gera corrosão e oxidação. Se houver a presença de grande umidade no ar, esse problema se agrava ainda mais. Por conta disso, é importante manter a motocicleta sempre limpa e lubrificada.

A Motul desenvolveu o P4 EZ Lube para ser aplicado após a lavagem em todas as peças metálicas da motocicleta, dispensando somente o sistema de freio e corrente que devem receber produtos específicos. A aplicação desse produto garante a proteção contra corrosão e oxidação. Ele também é um ótimo desengripante e lubrificante local.

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO