Quando falamos em lubrificantes de motor, é preciso entender que ele é composto pelo óleo básico que pode ser mineral, sintético ou semissintético. Mas também, por um pacote de aditivos, que no caso da Motul, são aditivos premium. Por isso, você precisa ter cuidado ao analisá-los para não cometer o erro de comparar dois produtos com desempenhos e entregas diferentes.
No mercado nacional de lubrificantes, em especial o de motocicletas, o óleo básico mineral ainda possui grande participação. Isso acontece porque 80% das motos em circulação são de baixa cilindrada e esse tipo de veículo possui exigências específicas e atinge o período de troca de óleo rapidamente. Além disso, grande parte dos usuários dessas motos ainda prefere esse tipo de produto.
No artigo “Diferenças entre lubrificantes automotivos”, explicamos como os óleos básicos são classificados. E, agora, entraremos um pouco mais nos detalhes dos óleos minerais e explicaremos como é possível obter um lubrificante mineral com desempenho acima dos convencionais.
Atualmente, é possível obter óleos minerais com ótimos parâmetros para a sua classificação como, por exemplo, básicos minerais com baixo teor de enxofre, baixo nível de impureza, propriedades antioxidantes e alto índice de viscosidade.
Para resultar num produto de qualidade, é necessário utilizar básicos do Grupo II, classificados como Mineral, porém superiores aos minerais de Grupo I. Este grupo oferece uma base com melhor estabilidade térmica, menor coeficiente de evaporação e características superiores.
Com a evolução e melhoria dos métodos de refino e processos de obtenção de óleo básico Grupo II, também aumentou o uso de óleos básicos minerais de alto desempenho por parte do fabricante, com o objetivo de proporcionar produtos competitivos e de ótima performance. Você também, poderá encontrar este óleo básico com a nomenclatura Grupo II+ (não sendo uma classificação padrão) ou, simplesmente, como óleo básico mineral premium, no caso dos produtos Motul.
Um lubrificante mineral bem formulado, pode exceder tranquilamente o desempenho de um produto mineral convencional e ter, inclusive, uma entrega superior aos produtos semissintéticos convencionais. É possível conferir este desempenho por meio das normas que o produto atende.
Vale destacar que a seleção de óleo básico mineral premium, produzidos a partir de matéria prima com qualidade diferenciada, somado a um pacote de aditivos de alta performance, oferece inúmeros benefícios, como o aumento da vida útil do componente, maior proteção às partes mecânicas, menor consumo de óleo por evaporação e melhor desempenho do sistema.
Geralmente, as motos que usam este lubrificante são aquelas com necessidade de troca em intervalos menores, alta viscosidade e grande proteção contra o desgaste.
Gosta desse tipo de conteúdo? Então, fique de olho aqui no Motul Expert para não perder as novidades.