Todos nós sabemos que o sistema de freio do carro é fundamental para a segurança e o bom funcionamento do veículo. Por isso, precisamos ficar de olho em qualquer sinal de desgaste a fim de evitar algum tipo de problema. Para te ajudar, listamos alguns sinais claros de que o sistema de freio do carro pode estar comprometido. Então, se o seu carro estiver apresentando algum deles, não perca tempo e procure logo um mecânico!
O primeiro sinal clássico de desgaste do freio do carro é aquele barulhinho agudo na hora de frear. Ele significa que as pastilhas estão desgastadas e precisam de troca. Vale dizer ainda que os discos de freio também devem ser trocados em caso de desgaste e, se a substituição das pastilhas não for feita logo, os discos do freio correm risco de dano permanente, isto porque as pastilhas podem danificá-los no fim de sua vida útil. Portanto, não ignore os sons!
Ainda que o efeito de vibração no pedal seja normal em carros com freio ABS, é importante ficar atento a este sinal se ele acontecer até mesmo em frenagens mais suaves.
Existem algumas situações que podem causar a trepidação do pedal, como os discos ou tambores empenados, que acontece quando as peças estão desgastadas ou foram instaladas fora da especificação do fabricante.
Mas, também há a possibilidade de ser um problema na suspensão do carro ou em outro componente. Na dúvida, leve seu carro até um mecânico de confiança e elimine qualquer risco!
Existem, pelo menos, três situações em que o pedal mostra sinais de que existe um problema no sistema de freio. O primeiro é o mais simples e barato de se resolver que é quando ele está mole demais, comumente chamado de “muxibento” no jargão mecânico. Isso acontece porque o ar se mistura ao fluido de freio e pode ser resolvido rapidamente por um mecânico.
A segunda situação é quando o pedal está duro demais. Neste caso, é um indício de que o hidrovácuo (sistema que atua para deixar o pedal mais equilibrado) não está funcionando. Com isso, é preciso fazer muita força para ativar o freio, o que pode causar acidentes. Mas, também pode significar o travamento das pinças de freio, a má qualidade das pastilhas de freio e, em casos mais raros, o vazamento do diafragma do servo-freio.
O último alerta do pedal é quando ele está muito baixo e acontece por alguns motivos. O mais simples é a falta de regulagem do freio. Os outros são um pouco mais complexos, como o desgaste dos componentes, folga excessiva entre pedal e haste ou, até mesmo, o vazamento do fluido de freio.
Quando você aciona o freio do seu carro ele puxa para um lado?
Se isso acontece, então é sinal de que o sistema não está equilibrado, fazendo com que o freio de uma das rodas trabalhe mais do que o outro. Este é um indício de problemas nas pinças, pistões ou discos. De qualquer forma, leve o carro ao mecânico para resolver a situação o quanto antes!
É o sinal mais claro do carro e pode significar algum problema no sistema ABS, o desgaste das pastilhas ou a falta de fluido de freio, mas tem gente que ainda o ignora. Por isso, vale o alerta, principalmente em relação à falta de fluido de freio. Isso porque ele tem duas funções importantíssimas no sistema. Primeiro, atua na linha hidráulica, acionando as pastilhas de freio para fazer o carro frear.
Depois, ajuda a proteger todo o sistema, lubrificando os componentes e evitando o atrito das peças e a corrosão. Por isso, é fundamental que se faça a troca do fluido de freio sempre seguindo as recomendações do manual do proprietário. Se você não tiver acesso rápido ao manual, o nosso Guia de Aplicação pode te ajudar. Ele também está disponível para download na App Store e Play Store.
Então, agora que você já conhece os sinais de desgaste do freio do carro, fique atento para não deixar nenhum detalhe passar!