Produtos

Produtos

Cuide bem da sua bicicleta com os produtos Motul!

Marcelo Ricardo Rocha
Engenheiro Técnico

No último ano, tivemos um crescente aumento no número de ciclistas que adotaram o esporte como hobbie, ou até mesmo como treino de condicionamento físico. Como a bicicleta possui muitas partes móveis, é necessário ficar atento a manutenção para garantir a conservação e sua vida útil.

Ao mantê-la lubrificada, melhoramos até mesmo a nossa performance por conta da menor fricção das peças mecânicas. E, é aqui que a Motul entra! Os produtos da linha MC Care são recomendados tanto para os profissionais que revisam as bicicletas em suas oficinas, e até mesmo para os apaixonados que gostam de realizar a manutenção em casa. Neste artigo, mostraremos como aplicar os produtos de forma correta para conservar a sua bicicleta. Então confira!

Produto da Motul em uso na manutenção de uma bicicleta

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a transmissão é um componente fundamental para a bicicleta. Quando ela está corretamente lubrificada, reduzirá a resistência ao pedalar e o desgaste das coroas, do cassete e das polias do câmbio traseiro. Mas, antes de lubrificar a corrente devemos realizar a limpeza, removendo a lubrificação anterior que está contaminada com poeira e terra. Estes elementos atuam como partículas abrasivas, desgastando os dentes dos componentes da transmissão.

Limpe a corrente da bicicleta

Para limpar, rotacione o pedal e aplique o C1 – Chain Lube Clean sob a cassete, coroa e corrente. Então deixe o produto agir por 2 minutos e, com o auxílio de uma escova de cerdas macia, remova as partículas que ainda restaram na transmissão. Aplique água corrente para remover o excesso do produto e seque a relação ao sol ou utilize um pano que não solte fiapos. Mas evite utilizar água com pressão para não danificar os O-rings da corrente!

Aplique o lubrificante na corrente da bicicleta

Uma vez que a transmissão está limpa e seca, é hora de aplicar o lubrificante na corrente. A recomendação de lubrificante varia de acordo com a utilização do ciclista. Para bicicletas que rodem no asfalto, o produto mais indicado é o C2 – Chain Lube Road. Já para utilização em trilhas e estradas de terra, utilize o C3 – Chain Lube Off Road. O Chain Lube Off Road é ideal para repelir areia e terra, contribuindo para o menor desgaste do conjunto. Para aplicar, gire o pedal e pressione levemente o spray de modo a salpicar o lubrificante no lado interno da corrente.

Fazer a lubrificação da corrente da bicicleta é fundamental para prolongar a vida útil.

Lubrifique os cabos do câmbio

Com a constante utilização da bicicleta, as alavancas de troca de marcha exigem uma maior força para realizar a tarefa. Para a reduzir este esforço, é necessário lubrificar os cabos do câmbio e o P4 – EZ Lube é o produto ideal para esta aplicação, já que o seu bico longo facilita a aplicação em locais estreitos. Antes de mais nada, coloque a marcha na primeira de relação e aplique o EZ Lube no cabo, depois, passe para a última marcha e refaça o processo até sentir que o movimento de trocar as marchas seja leve como era originalmente.

Limpe e lubrifique os pedais

Os pedais também necessitam de atenção especial porque quando possui resistência ao se movimentar no pedivela exigem mais esforço do ciclista. Por isso, é importante mantê-lo limpo e lubrificado. Para limpeza e remoção da terra incrustada, utilize o Parts Clean, da linha Workshop Range, aplicando o produto diretamente no pedal. Por ser um produto de secagem moderada, recomendamos lubrificar o pedal logo após a limpeza com o EZ Lube.

Utilize o Parts Clean para limpeza da suspensão e do amortecedor, removendo a terra acumulada após a utilização.

O câmbio da bicicleta também merece atenção especial

Faça a manutenção da suspensão

As suspensões das bicicletas necessitam de revisões periódicas. Mesmo possuindo vários modelos com mola a ar, o controle de amortecimento é feito por um corpo de válvulas em um circuito hidráulico. O Fork Oil Factory Line é o produto ideal para aplicações em bicicletas. Por conta de sua formulação 100% sintética e seu aditivo antifricção desenvolvido pela Motul, ele reduz a resistência ao movimento dos tubos nos retentores. Assim, o menor atrito das partes móveis, aliado ao correto ajuste das válvulas, garantirá o máximo de contato do pneu com o solo.

A linha Fork Oil Factory Line possui 4 viscosidades:

  • 2,5W
  • 5W
  • 7,5W
  • 10W

Elas são compatíveis com a maioria das especificações dos fabricantes de suspensões. Para utilizar o produto recomendado, cheque no manual da suspensão a viscosidade recomendada, assim como o volume correto do sistema.

Mas atenção: há modelos de suspensões que utilizam viscosidades diferentes em compartimentos separados!

Gostou desse tipo de conteúdo? Então, assine nossa newsletter, fique por dentro de todas as nossa novidades e nos acompanhe nas redes sociais!

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO