No último ano, tivemos um crescente aumento no número de ciclistas que adotaram o esporte como hobbie, ou até mesmo como treino de condicionamento físico. Como a bicicleta possui muitas partes móveis, é necessário ficar atento a manutenção para garantir a conservação e sua vida útil.
Ao mantê-la lubrificada, melhoramos até mesmo a nossa performance por conta da menor fricção das peças mecânicas. E, é aqui que a Motul entra! Os produtos da linha MC Care são recomendados tanto para os profissionais que revisam as bicicletas em suas oficinas, e até mesmo para os apaixonados que gostam de realizar a manutenção em casa. Neste artigo, mostraremos como aplicar os produtos de forma correta para conservar a sua bicicleta. Então confira!
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a transmissão é um componente fundamental para a bicicleta. Quando ela está corretamente lubrificada, reduzirá a resistência ao pedalar e o desgaste das coroas, do cassete e das polias do câmbio traseiro. Mas, antes de lubrificar a corrente devemos realizar a limpeza, removendo a lubrificação anterior que está contaminada com poeira e terra. Estes elementos atuam como partículas abrasivas, desgastando os dentes dos componentes da transmissão.
Para limpar, rotacione o pedal e aplique o C1 – Chain Lube Clean sob a cassete, coroa e corrente. Então deixe o produto agir por 2 minutos e, com o auxílio de uma escova de cerdas macia, remova as partículas que ainda restaram na transmissão. Aplique água corrente para remover o excesso do produto e seque a relação ao sol ou utilize um pano que não solte fiapos. Mas evite utilizar água com pressão para não danificar os O-rings da corrente!
Uma vez que a transmissão está limpa e seca, é hora de aplicar o lubrificante na corrente. A recomendação de lubrificante varia de acordo com a utilização do ciclista. Para bicicletas que rodem no asfalto, o produto mais indicado é o C2 – Chain Lube Road. Já para utilização em trilhas e estradas de terra, utilize o C3 – Chain Lube Off Road. O Chain Lube Off Road é ideal para repelir areia e terra, contribuindo para o menor desgaste do conjunto. Para aplicar, gire o pedal e pressione levemente o spray de modo a salpicar o lubrificante no lado interno da corrente.
Com a constante utilização da bicicleta, as alavancas de troca de marcha exigem uma maior força para realizar a tarefa. Para a reduzir este esforço, é necessário lubrificar os cabos do câmbio e o P4 – EZ Lube é o produto ideal para esta aplicação, já que o seu bico longo facilita a aplicação em locais estreitos. Antes de mais nada, coloque a marcha na primeira de relação e aplique o EZ Lube no cabo, depois, passe para a última marcha e refaça o processo até sentir que o movimento de trocar as marchas seja leve como era originalmente.
Os pedais também necessitam de atenção especial porque quando possui resistência ao se movimentar no pedivela exigem mais esforço do ciclista. Por isso, é importante mantê-lo limpo e lubrificado. Para limpeza e remoção da terra incrustada, utilize o Parts Clean, da linha Workshop Range, aplicando o produto diretamente no pedal. Por ser um produto de secagem moderada, recomendamos lubrificar o pedal logo após a limpeza com o EZ Lube.
Utilize o Parts Clean para limpeza da suspensão e do amortecedor, removendo a terra acumulada após a utilização.
As suspensões das bicicletas necessitam de revisões periódicas. Mesmo possuindo vários modelos com mola a ar, o controle de amortecimento é feito por um corpo de válvulas em um circuito hidráulico. O Fork Oil Factory Line é o produto ideal para aplicações em bicicletas. Por conta de sua formulação 100% sintética e seu aditivo antifricção desenvolvido pela Motul, ele reduz a resistência ao movimento dos tubos nos retentores. Assim, o menor atrito das partes móveis, aliado ao correto ajuste das válvulas, garantirá o máximo de contato do pneu com o solo.
A linha Fork Oil Factory Line possui 4 viscosidades:
Elas são compatíveis com a maioria das especificações dos fabricantes de suspensões. Para utilizar o produto recomendado, cheque no manual da suspensão a viscosidade recomendada, assim como o volume correto do sistema.
Mas atenção: há modelos de suspensões que utilizam viscosidades diferentes em compartimentos separados!
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