O coronavírus faz com que a maioria das pessoas permaneça em casa, inclusive os apaixonados por aventura que conduzem veículos de duas rodas, tanto para se divertir, quanto para se locomover ou trabalhar.
Pensando nisso, a Motul elaborou um guia de manutenção para a motocicleta durante esse período. Portanto, aproveite esse tempo em casa para deixar a sua motocicleta em perfeitas condições de uso!
A lavagem da motocicleta é essencial para que a verificação e manutenção sejam realizadas com sucesso. Então o primeiro passo é deixar a moto brilhando.
A Motul desenvolveu o E2 Moto Wash, pensando em facilitar a lavagem. O produto tem o poder de dissolver terra, graxa, entre outros resíduos, facilitando a lavagem e evitando que um jato de água forte e localizado seja aplicado na moto, o que pode prejudicar a parte elétrica.
É importante que não seja aplicado com a motocicleta ainda quente ou de baixo de incidência solar. Além disso, todo o produto deve ser retirado com água limpa. Caso não tenha espaço ou acesso à uma fonte de água, a Motul desenvolveu o E1 Wash & Wax, produto para limpeza a seco da motocicleta. O importante é que a motocicleta esteja limpa para que possa rodar com tranquilidade.
É importante retirar totalmente o Motul E2 Moto Wash com água limpa.
Para o acabamento final, o Motul E5 Shine & Go garante o brilho e o perfume, principalmente nas partes plásticas. É preciso utilizar um pano de microfibra para espalhar e retirar o excesso de todos os produtos que são aplicados diretamente na superfície da motocicleta.
O primeiro sistema a ser verificado é o freio, afinal, do que adianta a motocicleta acelerar se ela não está apta para realizar frenagens?
A quantidade de material aderente na pastilha pode ser verificada pela inspeção visual. Se restar menos de um terço, já está na hora de trocar, caso contrário a pastilha pode acabar durante a condução e gerar dano ao disco e até um acidente.
O fluido de freio também deve ser verificado, pois a concentração de água diminui o seu ponto de ebulição. Caso atinja patamares elevados, pode gerar uma falha no momento da frenagem (freio borrachudo ao ponto de o manete encostar na manopla e a moto ficar sem freio)
Vazamentos também podem estar presentes no sistema, o que prejudica a pressão e o poder de frenagem, então é necessário verificar, principalmente na área do reservatório de freio próximo ao manete, se não há vazamentos e, se houver, trocar os retentores o mais rápido possível.
Ele possui um prazo de validade de no máximo dois anos, segundo fabricantes como a Honda, Yamaha, BMW e Kawasaki. Porém, se o sistema aquece com frequência e o fluido absorveu muita água, provavelmente terá que ser trocado antes desse prazo. Se a troca do fluido for necessária, é recomendado que a moto seja direcionada a uma oficina especializada, principalmente se tratando de um freio ABS, o qual apresenta uma complexidade maior e a necessidade de ferramental específico para a sangria correta.
A sangria do freio é um procedimento para retirar todo o ar do sistema, uma vez que ele é compressível e prejudica a capacidade de frenagem. Os fluidos de freio da Motul são 100% sintéticos, desenvolvidos para suportar altas temperaturas.
O Motul DOT 5.1 Brake Fluid foi desenvolvido especialmente pensado nos sistemas de freio de motos mais modernos, equipados com ABS, EBD, etc. Já o Motul DOT 3&4 Brake Fluid para freios convencionais e, por fim, o Motul RBF 660 Factory Line foi desenvolvido para suportar temperaturas elevadas e condições de frenagens constantes devido ao seu alto ponto de ebulição. Portanto, é o mais indicado para alta performance e uso em pista de corrida.
O óleo do motor precisa ser trocado após um intervalo de tempo ou quilometragem, o que vier primeiro. Já que as motocicletas estão paradas, é importante atenção com o tempo, a troca deve ser realizada após seis meses, segundo a Honda, para motos de baixa cilindrada ou um ano, segundo a BMW, independente da moto ter sido usado ou não. Porque, o ar atmosférico possui oxigênio, que faz com que o óleo oxide e perca as suas funções com o tempo. Mesmo se o intervalo de troca ainda não foi atingido, é importante verificar o nível a cada 1000 quilômetros, atentando-se às recomendações do manual do manual da sua motocicleta.
Na maioria dos casos, a medição deve ser realizada com o óleo quente e a moto na posição vertical, apoiado no cavalete central de preferência, caso não tenha, um cavalete de balança ou o auxílio de uma segunda pessoa pode ser suficiente. O óleo precisa estar entre o mínimo e o máximo na escala da vareta ou no vidro na parte inferior do cárter.
Portanto, a Motul recomenda que seja colocado um filtro de óleo novo, de preferência original, em todas as trocas de óleo.
A Motul é especialista e possui uma linha completa de óleo de motor, com um produto específico para cada aplicação, independente do modelo da sua máquina.
Entre no Motul Expert e descubra qual é o óleo ideal para o motor da sua motocicleta. Lembrando também que é recomendado colocar um óleo de qualidade maior ou igual a solicitada em manual e o intervalo de viscosidade seja sempre seguido.
Por exemplo: se o manual solicita um óleo 10W-40 Semissintético, você pode colocar um óleo 10W-40 100% Sintético e se beneficiar da qualidade elevada de sua base. O que ajuda a atender os intervalos de troca estipulados pelos fabricantes das motocicletas, que chegam a 12000 quilômetros e, por conta da qualidade de alguns tipos de combustível não ser tão alta, esses intervalos só podem ser atendidos com lubrificantes de alta qualidade.
A bateria da motocicleta costuma perder carga rapidamente caso não seja nova, então entre outros motivos, deixe a motocicleta ligada por alguns minutos sempre que possível, caso você não possua um carregador externo para a bateria.
Ela pode ser descarregada por dois motivos: o primeiro deles é por envelhecimento, então perde a sua capacidade de reter carga e o segundo, por falta de alimentação, no caso de o retificador da motocicleta apresentar problema.
Portanto, com um multímetro é possível verificar se a bateria possui carga e se está sendo carregada com perfeição. Geralmente, a carga da bateria fica em torno de 12 Volts, subindo para 14 Voltas com a moto ligada, o que significa que ela está recebendo carga. Caso a bateria esteja perdendo carga rapidamente (semanalmente), é indicado realizar a sua troca. Desta forma, a motocicleta estará perfeita para voltar às ruas, assim que esse confinamento acabar.
Moto desligada, bateria carregada. Lembrando que o fio preto fica no polo negativo e o vermelho no polo positivo.
Moto ligada, bateria está sendo carregada, o que indica o bom funcionamento do retificador.
A suspensão da motocicleta também é considerada um item de segurança, uma vez que ela atua para manter os pneus em contato com o solo, gerando aderência, controle, estabilidade e conforto.
Então, assim como o óleo de motor, o fluido da suspensão deve ser substituído, após 30000 quilômetros segundo a BMW, ou anualmente prezando pela manutenção preventiva, a não ser que haja um vazamento no retentor da bengala ou do amortecedor traseiro. Nesse caso, a substituição do retentor e do fluido deve ser imediata, pois o fluido pode entrar em contato com o freio, prejudicando a sua atuação.
A escolha do fluido de suspensão é essencial para o bom funcionamento do sistema, no que diz respeito a qualidade da base e sua viscosidade. Pensando nisso, a Motul deixa a recomendação ideal disponível no aplicativo Motul Expert.
A desmontagem da suspensão e substituição do seu fluido é complexa e exige o uso de ferramentas especiais, então é indicado que a moto seja levada em um mecânico de confiança.
O fluido de arrefecimento deve ser substituído após dois ou três anos de uso. O tempo varia de acordo com o fabricante da motocicleta. Já que a água não tem o poder de lubrificar a bomba d’água e de anticorrosivo. Portanto, só um fluido de qualidade vai desempenhar esses papeis, além da troca de calor.
A quarentena é um bom momento para verificar a condição e o nível desse fluido. A Motul recomenda que se for necessário completar o nível, que seja abastecido com um fluido contendo a mesma tecnologia, pois existem dois tipos: os fluidos orgânicos e os híbridos, que são selecionados de acordo com as recomendações do fabricante da motocicleta.
Geralmente, os fabricantes que indicam intervalos mais extensos e recomendam o uso de um fluido de arrefecimento contendo tecnologia orgânica. Além do Motocool Expert (híbrido), Motocool Factory Line (orgânico), existe também o Mocool, produto para melhorar, exclusivamente, a troca térmica. Dessa forma, a segurança e o bom funcionamento do motor são garantidos.
O fluido de arrefecimento deve estar entre o limite mínimo e máximo do reservatório.
A corrente da motocicleta é o componente que transfere o torque e potência do motor para as rodas e pode ser construída com retentores, que impedem a saída da graxa, a qual efetua uma lubrificação interna do componente, aumentando a sua vida útil.
Esse tipo de corrente é muito utilizado em motos de alta cilindrada. A corrente deve estar sempre lubrificada e esticada para que a transmissão seja perfeita. Portanto, a Motul recomenda que a cada 500 quilômetros seja realizada a limpeza da corrente com um produto específico, como o Motul C1 Chain Clean, o qual vai retirar todo o resíduo, tanto da sujeira, quanto do lubrificante e manter os retentores da corrente intactos. O uso de uma escova é indicado para auxiliar no processo de limpeza.
Em seguida, esticar a corrente de acordo com a recomendação do manual (as ferramentas necessárias, geralmente, se encontram no kit em baixo do assento da motocicleta).
Por último, lubrificar com o produto específico e aguardar 15 minutos para permitir a fixação total do produto. É muito importante aplicar o produto correto de acordo com o uso da motocicleta.
O Motul C2 Chain Lube Road é indicado para motocicletas de uso cotidiano, de baixa ou média cilindrada. O Motul C3 Chain Lube Off-road é indicado para uso fora de estrada. Enquanto o Motul C4 Chain Lube Factory Line é indicado para motocicletas de média ou alta cilindrada com uso exclusivo em asfalto. Esse produto também é indicado para condições extremas de alta performance no asfalto, como em autódromos, kartódromos, pois a sua fórmula foi desenvolvida para que permaneça na corrente independente da alta temperatura e rotação elevada.
Aplique o lubrificante de corrente direcionando o jato para meio dos elos. É importante que ele não respingue no disco de freio. Se a condução da motocicleta for na chuva, recomenda-se a lubrificação da corrente logo em seguida.
A quarentena é um ótimo momento para realizar checklist final em sua motocicleta. Portanto, aproveite e verifique:
Lembrando que uma calibragem maior que a indicada pelo fabricante faz com que o pneu se desgaste mais no centro. Em contrapartida, uma calibragem mais baixa faz com que o pneu se desgaste mais nas bordas. Os pneus possuem marcações de desgaste (TWI), vale ressaltar que se os sulcos do pneu já estiverem muito baixos (valor mínimo 1,6 milímetros), o pneu precisa ser trocado imediatamente, pois são eles que garantem a aderência em piso molhado.