História

História

Conheça um pouco mais a história da Motul

olivasdigital
| Publicado em: 11/02/2021

Nós, da Motul, somos pioneiros na produção e distribuição de lubrificantes e fluidos para motores. Com mais de 165 anos trabalhando com motores de alta tecnologia, oferecemos produtos avançados para:

  • Carros;
  • Motos;
  • Pesados (caminhões, tratores etc);
  • Agrícola;
  • Náutica;
  • Veículos Clássicos;
  • Câmbio;
  • Kart;
  • Aditivos;
  • Manutenção e Cuidado.

Além disso, também temos uma vertente industrial, a MotulTech. Oferecemos fluidos metalúrgicos e produtos de lubrificação para atender as necessidades altamente exigentes do setor industrial. 

Embora sejamos uma empresa francesa, nossa história começou em Nova Iorque, EUA, em 1853. Lá surgiu a Swan & Finch Oil Corporation, nossa antecessora, com objetivo de transformar o mercado e produzir óleos de qualidade.

Aproveitando o momento histórico marcado pela Revolução Industrial, em que as limitações da engenharia foram desaparecendo, vimos a oportunidade de trazer ao mundo produtos inovadores. 

Neste momento da história, com fábricas surgindo cada vez mais, o óleo lubrificante se tornou peça fundamental para a evolução.

Após nos consolidarmos como uma das principais fornecedoras de óleo do país, criamos, em 1932, a Supra Penn. Essa “subsidiária” importava os produtos da Swan & Finch na França e, como já era de se esperar, se consolidou como uma das principais empresas de lubrificantes independentes pouco tempo depois.

Aos poucos, aperfeiçoamos tecnologia e processos de produção dando início a uma era de inovação no segmento. Essa era foi marcada por uma série de lançamentos que mudaram o rumo dos produtos automotivos.

O primeiro lubrificante multiviscoso da história

Motul Century foi o primeiro lubrificante multiviscoso da história da Motul.
Motul Century foi o primeiro lubrificante multiviscoso da história.

Em 1953, alguns anos após sua criação, a Supra Penn, já consolidada, obteve licença mundial da marca, comprou suas patentes e deu vida à empresa limitada que conhecemos hoje como Motul.

O ano também marcou o lançamento do primeiro lubrificante multiviscoso do mercado, o Motul Century. O nome do produto homenageou o centenário da empresa comprovando um de nossos valores fundamentais: a engenhosidade!

Este tipo de produto consegue se adaptar a qualquer temperatura ambiente para o bom funcionamento do motor ao atingir os principais pontos de lubrificação com eficiência, seja no inverno ou no verão.

Curiosidade: a origem do nome Motul é a junção das palavras “Motor Oil”. 

Primeiro óleo semi-sintético do mundo

Motul 2100 foi o primeiro lubrificante semi-sintético da história da motul
Motul 2100 foi o primeiro lubrificante semi-sintético do mundo.

Sempre pioneiros, seguimos inovando e trazendo produtos para suprir as necessidades do mercado. Nos anos 60, os carros se tornaram muito populares e, ao mesmo tempo, a potência de seus motores aumentou.

Foi por isso que, em 1966, apresentamos ao mundo seu primeiro lubrificante semi-sintético para carros: o Motul Century 2100. O sucesso do produto foi imediato, e, aclamado pelo setor automotivo, ficou marcado na história.

Primeiro lubrificante sintético da história

Motul 300V foi o primeiro lubrificante 100% sintético da história da Motul.
Motul 300V foi o primeiro lubrificante 100% sintético da história.

Como você pôde ver até agora, a história da Motul é marcada pelo pioneirismo. Então, não é de se espantar que o primeiro lubrificante totalmente sintético da história também tenha sido produzido por nós. 

No ano de 1971, após evoluir a tecnologia utilizada para a fabricação do Motul Century 2100, lançamos o Motul 300V. Ele foi o primeiro lubrificante 100% sintético do mercado mundial para motores 4 tempos baseado em tecnologia de ésteres vegetais. Seu nome é uma homenagem às 300 vitórias em competições utilizando produtos Motul.

Tamanha evolução o tornou uma referência no segmento automobilístico e motociclístico, sendo um produto ideal para motores de alta performance. Este ano, o Motul 300V completou 50 anos de sucesso.

Inovação e engenhosidade até os dias de hoje

Motul Hybrid Range é o primeiro lubrificante híbrido do mercado.
Motul Hybrid Range é o primeiro lubrificante híbrido do mercado.

Ao longo dos anos, seguimos desenvolvendo novas soluções para garantir que os consumidores tenham a melhor experiência com suas máquinas. 

Produtos das linhas 300V Motorsport Line e 300V Factory Line foram desenvolvidos especialmente para motores de alta performance e para competições. Lançados em 2011, contam com nossa tecnologia exclusiva ESTER Core® que supera todos os padrões do mercado.

Podemos ainda citar o Motul Hybrid Range, a primeira linha de lubrificantes híbridos do mercado, que nasceu em 2016, e, também, o Motul 300V², evolução do aclamado 300V, que traz mais performance para aplicações em competições on e off-road. O último, lançado mais recentemente, em 2018.

Vale lembrar que, na história da Motul, sempre nos preocupamos com aspectos ligados ao meio ambiente para criar produtos que não agridam a natureza.

Presença em competições internacionais

Para desenvolver os melhores produtos para motores de alta performance, nosso maior laboratório são as pistas. Por isso, participamos de dezenas de competições apoiando grandes equipes e proporcionando melhorias de desempenho na busca pela vitória. Essa é uma maneira de avaliar a performance dos lubrificantes e evoluir com a necessidade. 

E, para isso, criamos o Motul Racing Lab, nosso laboratório sobre rodas que acompanha as principais competições de automobilismo e motociclismo do mundo. Algumas competições que marcamos presença são: 

  • Dakar;
  • 24 horas de Le Mans (carros e motos);
  • FIA World Endurance Championship;
  • Super GT;
  • Drift;
  • MotoGP;
  • World Superbike;
  • MXGP;
  • IOM TT;
  • IMSA;
  • Rallycross;
  • F1 Boat;
  • Sertões;
  • Entre outros.

A chegada ao Brasil

Chegamos ao Brasil em 1992 trazendo a linha mais completa de lubrificantes e fluidos de transmissão para o país. Contudo, no início, desembarcamos por aqui por meio da importação de produtos para a montadora Citroën.

Após anos de importações e sucesso entre os aficcionados, estabelecemos nossa filial em solo brasileiro em 2016, iniciando as operações locais em julho daquele ano. 

Mas, a nossa história aqui no país está apenas começando. Ainda teremos muitas novidades para ajudar o mercado brasileiro a evoluir cada vez mais. Para não perder nada, acompanhe nosso blog e fique de olho em nossas redes sociais!

  • COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO