Ao longo dos anos, os motores das motocicletas evoluíram e receberam inovações que implicaram diretamente nos tipos de óleo para motos existentes no mercado. Afinal de contas, eles precisaram acompanhar tais avanços. Algumas das mudanças nos motores foram:
Por isso, na Motul, temos uma linha completa de óleo para motos que atendem todos os tipos de motores. Desde uma moto de baixa cilindrada, até as superbikes de competições internacionais.
Todos os produtos têm um altíssimo controle de qualidade, que superam os padrões do mercado, e formulações exclusivas (conheça quais são os aditivos dos lubrificantes). Assim, garantimos produtos premium e de performance superior, que é comprovada por meio das homologações aprovadas.
Para a norma API (American Petroleum Institute), a linha de lubrificantes para motores de motos é classificada pelas letras (L/M/N) e quanto maior a última letra da norma API, mais exigente será em relação a proteção do motor e resistência à degradação. Dessa forma, classificamos os nossos produtos assim:
A homologação JASO T903 de 2016, a mais recente e mais exigente, classifica o lubrificante com base no nível de fricção dos discos da embreagem, por meio da análise de três parâmetros:
Então, quanto maior o nível JASO, mais eficaz será o acoplamento dos discos de embreagem, garantindo conforto ao condutor, maior desempenho e vida útil.
Todos os nossos produtos, com exceção das linhas 300V e 300V², que superam as exigências JASO, são homologados pela entidade e trazem o número gravado em seu rótulo traseiro.
As motos de baixa cilindrada com utilização diária são a maioria dos modelos encontrados nas ruas brasileiras e seu regime de uso costuma ser severo: ou elas rodam curtas distâncias com o motor ainda frio, no caso de trabalhadores que a utilizam como meio de transporte, ou rodam até 200 km em um único dia de trabalho, como no caso dos entregadores. Dessa forma, o motor está sujeito a fortes acelerações e funcionamento a quente, com pouca ou nenhuma refrigeração do ar para auxiliar na troca de calor. Foi por isso que criamos uma nova formulação de produto mineral.
O 3000+ utiliza um óleo base mineral premium virgem, refinado a partir do petróleo bruto, aliado a um pacote de aditivos que garantem os melhores níveis de desempenho, maior intervalo na troca de óleo, alta capacidade de detergência para o motor e menor emissão de poluentes. Assim, proporcionamos proteção e maior vida útil ao motor.
Esse óleo base mineral premium é classificado como Grupo II e apresenta a melhor performance dentre as base minerais, grupo I e II da classificação de óleos básicos. Sempre usamos o melhor básico Grupo II nas formulações, e, por isso, temos produtos com performance superior à média do mercado.
O 3000+ está disponível apenas na viscosidade 20W-50, a única viscosidade exigida para lubrificantes minerais. As motos urbanas fabricadas antes de 2010, usualmente solicitavam um lubrificante com estas especificações. Sempre que for trocar o óleo, consulte o manual do proprietário ou acesso o nosso guia de aplicação para confirmar a escolha do lubrificante.
Em 2011, algumas motos de baixa cilindrada, até 300cc, mudaram a exigência de um lubrificante mineral para um semissintético com o objetivo de:
Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), um lubrificante é classificado como semissintético quando possui, no mínimo, 10% de óleos básicos sintéticos em sua fórmula. Isso gera uma vasta possibilidade de combinações de bases para criar um produto que atenda as exigências da agência e das montadoras.
Nós denominamos a tecnologia que desenvolvemos e está presente na composição da linha 5000 como HC-TECH®. Ela garante:
Assim, oferecemos ao motociclista um ótimo custo-benefício com uma fórmula baseada na combinação de um grande percentual de óleos básicos sintéticos hidrocraqueados e minerais premium.
A linha 5000 está disponível nas viscosidades:
Pensando em entregar a máxima performance em um produto que ainda utilize base mineral premium, criamos a linha 5100, com base Éster e tecnologia Technosynthese®. O uso do éster como óleo básico sintético garante um produto com maior desempenho para o uso diário.
Por meio da polaridade da molécula de éster, o filme de óleo do 5100 é mais estável e resistente a temperaturas elevadas quando comparado ao 5000. Assim, ele traz benefícios como:
A linha 5100 está disponível nas viscosidades:
A linha 7100 foi criada para aliar a máxima performance com a máxima durabilidade. A partir de uma composição de óleos básicos 100% sintéticos com o éster, obteve-se uma ampla gama de aprovações que excedem as normas, garantindo alto desempenho, mesmo em condições severas, e intervalos de troca prolongados. Por isso, é o melhor óleo para motos para uso diário.
Dessa forma, a linha 7100 possui a maior gama de viscosidades, sendo elas:
O nome 300V é sinônimo de vitórias nas competições. Há 50 anos, lançamos esta linha trazendo o primeiro lubrificante 100% sintético com base éster do mercado. Além disso, desde o seu lançamento, o produto já passou por diversas atualizações, para garantir a inovação no assunto lubrificante de alta performance.
A linha Factory Line usa a tecnologia ESTER CORE®, também exclusiva, resultado de décadas de experiência em competições que, combinados com óleos básicos sintéticos de altíssimo desempenho e um pacote de aditivos exclusivos, excedem todas as normas existentes e garantem a máxima potência e torque do motor. O aumento da eficiência do motor é proveniente da redução do coeficiente de atrito em todos os regimes de operação dele, principalmente no hidrodinâmico, que ocorre a altas rotações.
Por isso, a utilização do 300V se comparada a outro produto equivalente, garante o aumento de até 1,3% da potência máxima do veículo, o que equivale a 2,5hp em uma superbike 1000cc e 0,8hp em uma moto 450 de motocross.
O 300V está presente nas viscosidades 5W-40 e 15W-50 para:
O que é bom, sempre pode ficar melhor. Foi assim que o 300V² foi desenvolvido. A partir da preocupação com as mudanças climáticas intensificadas recentemente em decorrência a utilização de materiais fósseis, o novo produto gera 18% menos carbono durante o seu processo de fabricação, por conta da origem orgânica que parte dos seus óleos básicos possuem e que são derivadas de fontes renováveis vegetais que reduzem as emissões de contaminantes e diminuem o impacto no meio ambiente.
Esta nova tecnologia manteve a performance superior do 300V² perante a outros produtos no mercado, conforme testes realizados. O 300V², por enquanto, se encontra disponível apenas na viscosidade 10W-50 para motos de competição off-road ou asfalto que utilizam a viscosidade quente grau SAE 50.
E então, conseguiu encontrar o melhor óleo para sua moto em nossa linha? Se precisar de ajuda, consulte o nosso Guia de Produtos para saber qual produto usar em cada situação. Disponível também na Play Store e App Store!