Os carros híbridos são uma alternativa interessante para as pessoas que querem ser mais sustentáveis, mas que ainda não podem partir para o modelo elétrico. Esse tipo de veículo conta com dois motores: um alimentado por combustível e outro pela eletricidade. Por isso, os híbridos gastam menos combustível. Além disso, diferente dos elétricos, ele pode funcionar independentemente da energia, algo fundamental em um país que ainda não dispõe de tomadas em todos os lugares.
Este é um mercado em expansão. Segundo publicado no Guia Quatro Rodas, da editora Abril, 2021 superou o ano anterior na venda de veículos híbridos e elétricos ainda no mês de agosto. E isso se explica, em partes, por conta das recentes altas no preço do combustível. De qualquer forma, esse tipo de veículo começa a ganhar relevância e fazer parte, cada vez mais, da vida do brasileiro.
Existem alguns tipos de híbridos e eles se diferenciam pelas características de uso do motor. O primeiro, e mais comum, é o misto, que, como o nome já sugere, faz um mix entre as fontes de energia. Nesse caso, o modelo calcula em tempo real qual fonte de energia deve ser usada em determinada situação. Na cidade, por exemplo, geralmente é possível rodar com o motor elétrico, fazendo com que o gasto de combustível seja mínimo. No momento em que é mais exigido, o sistema entende que o motor a combustão é o mais adequado.
Existem também os modelos híbrido-paralelo, em que os dois motores sempre ficam ativos, funcionando paralelamente. Mas, neste caso, eles se dividem entre os eixos do carro. O motor a combustão interna, por exemplo, atua no eixo traseiro do veículo e o elétrico pode usar toda sua capacidade no dianteiro. Existem até modelos com dois motores elétricos para trabalhar na dianteira. Os modelos paralelos conciliam menor gasto de combustível e de bateria.
Por fim, chegamos ao híbrido-série. Nesse modelo, o motor à combustão funciona apenas como uma espécie de carregador de baterias porque apenas o motor elétrico gera tração ao veículo. Esse tipo de híbrido não é capaz de rodar com combustível e, por isso, precisa de uma bateria maior. Por outro lado, esse é o tipo que mais se aproxima dos modelos totalmente elétricos, mas com uma boa autonomia.
O plug-in é apenas a forma de alimentação das baterias, não importando como os motores atuam no carro. Por isso, pode estar presente em qualquer um dos modelos citados anteriormente. Mas, é importante dizer que nem todo modelo híbrido é plug-in. Em alguns casos, na maioria deles, aliás, a alimentação da bateria é feita diferente. O modelo série, por exemplo, usa o combustível para alimentar a bateria. Em outros casos, a bateria se carrega através das frenagens usando o sistema de freios regenerativos. Já quando se trata de um híbrido-plug-in, existe a alternativa de usar um cabo de alimentação.
Dois pontos também valem a atenção: o primeiro é que os modelos híbridos-plug-in são mais caros do que os demais, e o segundo é que nenhum carro híbrido consegue rodar sem combustível!
Outro tipo de carro híbrido pode chamar a sua atenção: o mild-hybrid ou híbrido leve, com geradores de 48 volts. Eles possuem algumas tecnologias híbridas, mas o motor elétrico não tem força para tracionar as rodas, tendo que usar a combustão para o trabalho. No geral, é feito o uso de um motor de arranque que administra um sistema de start/stop. Nesse tipo, o motor desliga quando o carro para, mas dispositivos elétricos podem continuar funcionando. Nos mild-hybrid, a eletricidade ajuda apenas na economia de combustível, que pode chegar a até 10%.
Os carros híbridos estão se tornando populares no Brasil. O primeiro a desembarcar por aqui foi o Mercedes-Benz S400, em 2010. Com a evolução da tecnologia, novos modelos foram desenvolvidos e outros já conhecidos do público também ganharam versão híbrida. Eles são uma alternativa aos carros elétricos, que são mais caros. Conheça alguns modelos vendidos no Brasil até o final de 2021:
A Motul desenvolveu uma linha exclusiva de fluidos para carros híbridos unindo experiência e tecnologia. O Motul Hybrid Range é um lubrificante 100% sintético que conta com as viscosidades 0W20, 0W16, 0W12 e 0W8. Para saber qual é o mais indicado para o seu veículo, confira o manual do proprietário ou acesse nosso Guia de Aplicação. Também disponível no Google Play e App Store.
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